sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

SEMED: Audiência sobre importância da creche na Vila Emater II

Por: Helciane Angélica - Jornalista






Na tarde dessa sexta-feira(07.02), ocorreu uma importante audiência com a Secretária Municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, que contou com a articulação da Vereadora Fátima Santiago, sobre a importância da creche na Vila Emater II.

A comunidade foi representada na atividade por: Jadna Santos, Presidenta da Associação dos Moradores da Vila Emater II (Asmove); Eliene da Silva, Presidenta da Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila); e Ana Lúcia Ferraz de Menezes, consultora técnica do Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu(Ceasb) e coordenadora do projeto "Coopvila - Reciclar e Educar".

Na ocasião, foi destacada a luta dos moradores na construção da Creche Hebert de Souza que era o único equipamento social e principal conquista, e foi construída através de vários mutirões. E que no último dia 03, ocorreu a transferência de todas as crianças para a unidade localizada na parte baixa do bairro de Jacarecica. 

Porém, com a regularização fundiária da área cedida pelo Estado aos moradores da Vila Emater II e com a implantação do projeto urbanístico - financiado pelo Programa Minha Casa, Minha Vida - é obrigatório incluir uma nova creche e outros equipamentos sociais. Por isso, as 250 famílias continuam lutando por esse direito e reivindicando que o poder público faça as políticas públicas necessárias.

Esperança

A região administrativa 8 da cidade de Maceió, que contempla os bairros localizados no litoral norte, é a mais defasada quanto a quantidade de centros de educação. Para a unidade construída na parte baixa, a Prefeitura está estudando a possibilidade de garantir um transporte escolar para levar as crianças, já que, precisam caminhar um longo trecho íngreme e perigoso em dias chuvosos.

Ana Dayse informou ainda que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) tem expectativa de construir até 60 creches em toda Maceió com recursos federais. "Desde que tenha o terreno regularizado na Vila Emater II, há sim a possibilidade de construir mais uma creche para contemplar a comunidade. Eu tenho interesse em fazer e vou mandar um técnico para avaliar a  área", ressaltou. A área precisa ter mínimo 70x40, para atender até 120 crianças em tempo integral.




ASSISTA O VÍDEO EM DEFESA DA CRECHE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário