COLETA SELETIVA

O que é Coleta seletiva?

É a atividade de separar o lixo, para que ele seja enviado para reciclagem. Separar o lixo é não misturar os materiais passíveis de serem reaproveitados ou reciclados (usualmente plásticos, vidros, papéis, metais) com o resto do lixo (restos de alimentos, papéis sujos, lixo do banheiro) . A coleta seletiva tanto pode ser realizada por uma pessoa sozinha, que esteja preocupada com o montante de lixo que estamos gerando (desde que ela planeje com antecedência para onde vai encaminhar o material separado) , quanto por um grupo de pessoas (condomínio, escola, cidade, etc.). Organizar um programa de coleta seletiva não é tão complicado, MAS EXIGE PLANEJAMENTO CUIDADOSO. Entre em contato conosco antes de implantar um programa, para obter mais informações: 3355-5196

O que é Reciclagem?

É uma atividade - na maior parte dos casos, industrial - que transforma os materiais já usados em outros produtos que podem ser comercializados. Através da reciclagem, papéis velhos transformam-se em novas folhas ou caixas de papelão; os vidros se transformam em novas garrafas ou frascos; os plásticos podem se transformar em vassouras, potes, camisetas; os metais tranformam-se em novas latas ou recipientes.

É necessário separar cada tipo de lixo em cestos coloridos? Não. Esse trabalho é feito nos centros de triagem de materiais recicláveis. O importante é separar o lixo orgânico ou úmido dos demais produtos recicláveis, também conhecido como lixo seco. Também é melhor lavar as embalagens antes de descartá-las. Isso diminui o cheiro e melhora as condições de trabalho dos catadores.



O que pode e o que não pode ser reciclado:
Vidros

Reciclável: copos, potes de produtos alimentícios, garrafas.



Não-reciclável: vidros planos usados em automóveis e na construção civil, espelhos, cristal, ampolas de medicamentos, a maioria das lâmpadas, cerâmica, porcelana.



Cuidados: vidros quebrados devem ser enrolados em papel grosso antes do descarte. As lâmpadas fluorescentes contêm mercúrio, um veneno perigoso, e por isso não podem ser quebradas. Algumas empresas já trabalham com a reciclagem desse material.
Metais

Reciclável: latas de alumínio e de aço, aerossol, embalagens metálicas de congelados, papel alumínio, esquadrias, arames, ferragens, folha de flandres.



Não-reciclável: esponja de aço, clipes, grampos de papel, pregos, lâminas de barbear, latas de tinta ou veneno, pilhas e baterias.



Cuidados: lixo eletrônico como pilhas, baterias e celulares deve ser devolvido em locais de coleta adequados. Embalagens em aerossol são recicláveis, mas é importante retirar todo o gás antes de enviá-las para coleta. Tampas de aço também são recicláveis.

Papéis

Reciclável: jornais, revistas, aparas de papel, cartões, envelopes, caixas de papelão, listas telefônicas, embalagens cartonadas (longa vida).



Não-reciclável: adesivos, etiquetas, fita adesiva, fotografias, papel toalha, guardanapo, papel higiênico, papel de fax, papel engordurado, papel vegetal, papel celofane, papel de bala, papel parafinado, papel plastificado, fraldas descartáveis.



Cuidados: para manter os papéis secos e limpos, você pode separá-los dos demais recicláveis. É melhor desmontar as caixas de papelão para diminuir o volume. No caso das embalagens do tipo longa vida, a reciclagem envolve a separação das fibras de papel, plástico e alumínio que compõem as caixas para o reaproveitamento dos materiais separadamente.

Plásticos

Reciclável: sacolas, CDs, disquetes, embalagens de produtos de limpeza, garrafas PET, canos e tubos de PVC, brinquedos, baldes.



Não-reciclável: acrílicos, tomadas, teclados de computador, espuma, cabo de panela.



Cuidados: para reduzir o volume do lixo, vale amassar as garrafas PET antes do envio para reciclagem

16 comentários:

  1. Como posso lhes enviar papéis usados para que façam a reciclagem ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Você pode entregar em nossa sede localizada no bairro de Jacarecica. Entre em contato pelo número (82) 3241-4739

      Excluir
  2. Favor informar o endereço. Toda semana separo material reciclável, mas não tenho onde descartar. Os containers da Praia não tem onde estacionar e não possuem abertura que caiba uma sacola grande. Dificultando bastante o descarte.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Somos uma escola e gostaríamos de disponibilizar papel para reciclagem, vocês recolhem?

    ResponderExcluir
  5. Somos uma escola e gostaríamos de disponibilizar papel para reciclagem, vocês recolhem?

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de comprar garrafas pet usadas, como consigo? Preciso de cerca de 6000 garrafas pet.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Vocês poderiam me enviar um e-mail para contato?

    ResponderExcluir
  10. PODERIAM ME INFORMAR ONDE ME DIRIJO PARA COMPRAR ALGUMAS GARRAFAS ? OU UM E-MAIL PARA CONTATO ?

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde! vcs podem recolher o nosso material descativável, estamos trabalhando com o 5S e precisamos descartar. 33151376 Emater AL

    ResponderExcluir
  12. Bom Dia! Gostaria de saber se vocês recebem lâmpadas fluorescentes e se cobram algum valor.

    ResponderExcluir
  13. Tenho várias garrafas de vinho?
    Interessa pra vocês ???

    ResponderExcluir