quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Projeto Reciclar e Educar é divulgado na Rádio Difusora

Por: Helciane Angélica - Jornalista



Nessa quarta-feira(05.02) na Rádio Difusora (960AM), uma emissora do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP-AL), teve entrevista no programa Espaço Livre apresentado pelo radialista Marcos Vasconcelos.

O espaço também serviu para fortalecer a parceria entre a Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila) e o Sistema de Comunicação Pública de Alagoas.

Teve como foco principal, a divulgação do projeto "Coopvila - Reciclar e Educar" selecionado em 2013 no Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, um patrocínio da Petrobras. As convidadas foram: Eliene da Silva, Presidenta da Coopvila; e Ana Lúcia Ferraz de Menezes, integrante do Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu (Ceasb) e coordenadora do projeto.

O projeto tem como objetivos: fortalecer a gestão coletiva; a organização do trabalho e a ampliação da comercialização da Coopvila; expandir a coleta seletiva com promoção da cultura de participação; promover o intercâmbio de experiências entre os catadores; e contribuir na elaboração da proposta para o Plano Municipal de Coleta Seletiva.

Atualmente, existem três cooperativas atuando em Maceió: a Coopvila, Cooplum e Cooprel. E o grande desafio é formar uma rede de cooperativas de catadores de material reciclável na capital alagoana para facilitar a comercialização, além de unir forças, para reivindicar que a Prefeitura de Maceió faça o pagamento do serviço de coleta seletiva que contribui para a geração de renda de famílias carentes e na preservação do meio ambiente.

Outros pontos abordados foi a história da Coopvila e sua organização; também destacou-se as demandas sócio-políticas da comunidade Vila Emater II, onde os moradores lutam pela execução do projeto urbanístico para garantir a moradia digna, saneamento básico, água encanada; além da construção de creche e escola em tempo integral e outras melhorias.


OUÇA A ENTREVISTA COMPLETA: AQUI



Nenhum comentário:

Postar um comentário