domingo, 2 de março de 2014

Espetáculo Histórias Recicladas emociona público

Por: Helciane Angélica - Jornalista

Atrizes-catadoras se concentram antes da apresentação



 A primeira fase da 2ª temporada do Espetáculo Teatral Histórias Recicladas foi encerrada na noite dessa quinta-feira(27.02), no Centro Cultural Arte Pajuçara localizado no bairro da Pajuçara em Maceió. É uma realização da Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila) através do projeto "Coopvila - Reciclar e Educar" patrocinado pela PETROBRAS e com o apoio do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP-AL). 



Estiveram presentes parceiros da cooperativa, doadores de materiais recicláveis, artistas, acadêmicos, professores, ativistas e familiares das catadoras. Foi um grande momento de confraternização e de exaltação do trabalho sociocultural desenvolvido com o grupo Guerreiras da Esperança.

"Fui arrancado da minha vaidade estúpida ao ver o espetáculo de Teatro: Vidas Recicladas, protagonizado por mulheres que são ex catadoras de lixo e atuais recicladoras de lixo. Nossa, quantas histórias fortes e reais, quantas realidades menos mortas. Senti-me um estúpido de um modo geral, assustei-me com a qualidade da atuação e chorei e sorri, chorei e sorri, sai meio tonto com a pergunta: 'O que você recicla?'. Sai meio louco e triste comigo mesmo", escreveu no facebook, o artista e cordelista Demis Santana.

Outra pessoa que ficou encantada, foi a professora Regina Dulce da Universidade Federal de Alagoas(Ufal). "Há dez anos eu acompanho a realidade da comunidade Vila Emater II. É uma emoção muito grande ver essas mulheres gloriosas no palco, que superaram as dificuldades no lixão e a feiuras daquele lugar. E eu me sinto muito pequena nos meus problemas, porque elas enfrentam tantas coisas e deram a volta por cima. A luta delas não é só por moradia digna, e sim, por reconhecimento", declarou.


Dirigido por Carlos Lagoeiro e co-direção de Claudia Maria de Oliveira, a peça foi montada em 2012 durante residência artística dos integrantes do Teatro Munganga de Amsterdam (Holanda), nas dependências do Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu (Ceasb) em Maceió, quando foi criado o grupo Guerreiras da Esperança.

Agora, as catadoras-atrizes encontram-se a disposição para apresentar o espetáculo em outros locais, divulgar o seu trabalho e ressaltar a importância da coleta seletiva. Mais informações: ascom.coopvila@gmail.com


CONFIRA O REGISTRO FOTOGRÁFICO COMPLETO, AQUI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário