sábado, 1 de março de 2014

Dia Internacional dos Catadores



No dia 1º de março é celebrado o Dia Internacional dos Catadores. A data foi criada no Primeiro Encontro Internacional de Catadores na Colômbia em 2008, que reuniu 34 países, em memória da tragédia nesse país, onde cerca de 10 trabalhadores foram mortos dentro de uma universidade.

Os Catadores foram enganados por pessoas da Universidade Livre de Barranquilla, convidando-os a juntar-se estas unidades para a entrega de reciclagem de materiais. Ao entrar no local, foram espancados até a morte com paus e tiros para venderem seus corpos para pesquisa e tráfico de órgãos. A situação trágica foi relatada para a polícia por um sobrevivente que após o ataque fingiu estar morta e fugiu para a denunciar.

Os recicladores aproveitam esse dia para chamar a atenção da sociedade sobre a vulnerabilidade da profissão e urgência na formalização deste importante trabalho que contribui para a geração de renda e na preservação do planeta.

Atualmente, a cidade de Maceió(AL) conta com três cooperativas de catadores de materiais recicláveis, a COOPREL, COOPLUM e a Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (COOPVILA). Juntas, lutam por dignidade, pela implantação do Plano Municipal de Coleta Seletiva de Maceió e o pagamento do serviço realizado na capital alagoana.


Com informações do site do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR): http://www.mncr.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário