sábado, 15 de março de 2014

Cooperadas participam de capacitação do INSS

Por: Helciane Angélica - Jornalista





Na sexta-feira(14.03), na sede do Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu (Ceasb), ocorreu uma importante capacitação sobre previdência social para os membros da Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila), jovens mobilizadores e equipe técnica. A iniciativa integra os objetivos do projeto "Coopvila - Reciclar e Educar" patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania.

Desta vez, a convidada como facilitadora foi Giceli Rocha Bibiano, que trabalha há 30 anos no Instituto Nacional do Seguro Social  (INSS) em Alagoas, e encontra-se no Programa de Educação Previdenciária (PEP). 

A Coordenadora do PEP iniciou sua explanação relembrando que o cidadão nunca pode fornecer sua documentação para estranhos, haja vista que estão sendo cometidos muitos golpes. Tem exemplos de pessoas que se dizem advogados ou funcionários da previdência e utilizam os dados para cometer fraudes, tirar empréstimos e fazer compras. Outra informação, é que funcionários do INSS não vão nas residências, exceto, aquele que precisa dialogar com o trabalhador cujo recurso foi negado.

Foram explicados os tipos de aposentadoria (urbana, rural, por idade, por invalidez), auxílio doença, salário maternidade (120 dias), auxílio reclusão; além de serem retiradas dúvidas sobre pensão (se não for casado no cartório, tem que reunir três provas; filhos recebem até os 21 anos). 

Outro ponto de discussão foi a atuação do médico-perito que precisa avaliar a doença e a gravidade para o serviço executado, e só depois, apresentar o laudo que pode ser contestado através de recurso (prazo de 30 dias), onde é possível apresentar atestados e exames.

O pagamento do INSS é obrigatório para todos os(as) cooperados(as) e a Coopvila começou a descontar a partir de 2010. No encerramento, teve sorteio de brindes e distribuição de cartilhas orientativas sobre a previdência social. E foi informado, que também existe o sistema de agendamento de atendimento através do número 135, sendo necessário ter os documentos em mãos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário