domingo, 9 de março de 2014

Coopvila fortalece parcerias institucionais

Por: Helciane Angélica - Jornalista



Reunião do COEP-AL no dia 27 de fevereiro

A Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila) foi fundada no dia 08 de dezembro de 2008. Ao longo da sua trajetória tem investido na estruturação do espaço físico, capacitações e na articulação para criar a Rede de Cooperativas de Materiais Recicláveis no Estado de Alagoas. A participação nas discussões sociopolíticas são constantes e tem ampliado o número de aliados.

A Vice Presidenta, Ivanilda da Conceição Gomes - tem representado a Coopvila em muitas reuniões e destaca que essa participação só contribui para o desenvolvimento da instituição. "É uma oportunidade da gente defender nossos direitos, mostrar o significado do catador e a importância da Lei Nacional de Resíduos Sólidos. O catador não é igual a lixo, e sim, uma profissão igual as outras, que merece respeito", exaltou.

Há quatro anos, a Coopvila participa do Movimento Nacional de Catadores, levando seus representantes aos encontros para trocar experiências e ampliar o debate sobre a realidade e valorização do trabalho dos catadores de materiais recicláveis, cuja profissão só foi regulamentada através do Projeto de Lei 6822/10 no Senado. E ainda, propaga as deliberações junto à Coordenação Estadual de Catadores.

Também participa dos fóruns, brasileiro e municipal, de Economia Solidária; é sócia do Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida/Rede Nacional de Mobilização Social (COEP Alagoas); entrou no Conselho de Acompanhamento do Projeto Cata Mais há três meses; e nas reuniões do Programa Estadual Alagoas Catador.

E  o mais novo desafio, ocorreu no dia 06 de março durante a Reunião do Fórum Estadual de Economia Solidária, quando a Coopvila foi escolhida para integrar o Conselho Estadual de Economia Solidária, na condição de membro titular, e tornou-se o único empreendimento voltado para o setor de coleta seletiva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário