segunda-feira, 31 de março de 2014

Encontro nacional seleciona trabalhos sobre catadores

Ipea, Secretaria-Geral e UnB organizarão o ‘Encontro Nacional Conhecimento e Tecnologia: Inclusão Socioeconômica de catadores de Materiais Recicláveis’


O Ipea, a Secretaria-Geral da Presidência da República, e a Universidade de Brasília (UnB) divulgaram nesta quarta-feira, 19/3, um edital de chamada pública de seleção de trabalhos para o Encontro Nacional Conhecimento e Tecnologia: Inclusão Socioeconômica de catadores de Materiais Recicláveis. O evento será realizado de 20 a 22 de agosto, em Brasília.

O encontro vai debater as tecnologias de gestão e de tratamento de resíduos sólidos urbanos que operam com a inclusão de catadores de materiais recicláveis e, ao mesmo tempo, promover o diálogo entre o campo científico e tecnológico e as experiências desenvolvidas por organizações de catadores.

Para apresentar trabalhos, os participantes deverão, no momento da inscrição, enviar resumo ou descrição da proposta. Serão aceitos artigos acadêmicos, relatos de experiências, artefatos ou equipamentos de processamento relacionados à reciclagem de resíduos sólidos e produto resultado de reciclagem ou reaproveitamento de material reciclado.

A data limite para inscrição dos trabalhos é dia 25/4 e a divulgação dos resumos selecionados para apresentação será feita no dia 8/6. A data para o envio de artigos completos e de postagem dos vídeos vai até 27/7.

Mais informações sobre a chamada pública podem ser obtidas no e-mail: encontrocatador@unb.br ou no telefone (61) 3107-0373.


Fonte: IPEA

domingo, 23 de março de 2014

Programa Alagoas Catador busca integração de catadores

Por: Helciane Angélica - Jornalista




Na manhã do dia 18 de março, na sede da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), ocorreu uma importante reunião entre os parceiros do Programa Estadual Alagoas Catador.

Foram discutidos: a importância de instituir a Política Estadual de Resíduos Sólidos; fortalecer a organização dos catadores e o cadastramento desses trabalhadores nos municípios; teve a apresentação da formatação do Alagoas Catador através de monitoramento de projetos, por meio de um software online; e apresentação da programação do 1º Fórum Alagoas Catador que acontecerá no dia 02 de abril.

A Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila) foi a única cooperativa presente na atividade, sendo representada pela Presidenta Eliene da Silva e Helcias Pereira, Supervisor de Operações do projeto "Coopvila - Reciclar e Educar" patrocinado pela Petrobras, através do programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania.


Confira abaixo o vídeo com trecho da reunião:

sábado, 22 de março de 2014

Reportagem especial sobre a Coopvila e a Vila Emater II



O jornalista e radialista Carlos Madeiro da Rádio Difusora(960AM) - emissora do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP) - realizou entrevistas com: Helcias Pereira, Supervisor de Operações da Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila) e Jadna Santos, Presidenta da Associação dos Moradores da Vila Emater II (Asmove).

A gravação ocorreu no dia 17 de fevereiro e foi transformada em reportagem especial transmitida no dia 25 de fevereiro no programa Espaço Livre. Teve como objetivo contar a história da comunidade da Vila Emater II, o trabalho na época do lixão, realidade dos moradores, regularização fundiária, maior investimento no saneamento básico e na luta pela construção do conjunto habitacional.

Outro ponto abordado, foi a criação da Coopvila, importância da coleta seletiva solidária, ações desenvolvidas e a valorização dos catadores de materiais recicláveis. E destacou a importância do projeto “Coopvila – Reciclar e Educar”, que é patrocinado pela Petrobras através do programa "Petrobras Desenvolvimento & Cidadania". 

Para a reportagem, também foram ouvidos: Nadja Barros, Diretoria da Superintendência de Limpeza Urbana (SLUM) e Fátima Acioly, da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).


Confira a reportagem, clique no link: 

sexta-feira, 21 de março de 2014

Diretoras da Coopvila concedem entrevista na Rádio Gazeta

No dia 13 de março, a presidenta e a vice-presidenta da Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila) - Eliene Silva e Ivanilda Gomes - concederam entrevista na Rádio Gazeta AM de Maceió(AL). O programa Ministério do Povo é apresentado pelo radialista Rogério Costa.

Dentre os pontos discutidos, estiveram: breve histórico da Coopvila; realidade no antigo lixão de Maceió; organização dos catadores e o resgate da autoestima; fortalecimento da rede de catadores; coleta seletiva em Maceió e a necessidade de criar o Plano Municipal de Coleta Seletiva.

Também foi destacada o envolvimento de instituições (públicas e privadas) e condomínios que são doadores de materiais recicláveis, assim como, a importância dos parceiros e do projeto "Coopvila - Reciclar e Educar", que é patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania.

Assista aos vídeos:




Mês da mulher: Coopvila integra programação do Sinteal

A Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila) foi convidada para fazer uma apresentação especial do Espetáculo Teatral Histórias Recicladas (Grupo Guerreiras da Esperança), no III Encontro da Mulher Trabalhadora da Educação. 

Essa é uma das importantes ações educativas desenvolvidas pelo projeto "Coopvila - Reciclar e Educar" patrocinado pela Petrobras através do programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania.

O evento acontecerá na próxima terça-feira (25.03) em Maceió, é uma realização do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal) em reverência ao Dia Internacional da Mulher e as ações feministas no mês de março. Veja a programação abaixo:


quinta-feira, 20 de março de 2014

Entrevista na TV Mar - Coopvila e a coleta seletiva em Maceió

No último dia 10 de março, Ivanilda Gomes - Vice Presidenta da Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila) - foi entrevistada no programa Verdade e Informação da TV Mar, que é apresentado pelo radialista Jefferson Morais. Dentre os temas abordados, estiveram: coleta seletiva em Maceió, valorização do trabalho do catador, organização da Coopvila e a importância do projeto "Coopvila - Reciclar e Educar" patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania. 

Assista ao vídeo com os bastidores:

 

sábado, 15 de março de 2014

Cooperadas participam de capacitação do INSS

Por: Helciane Angélica - Jornalista





Na sexta-feira(14.03), na sede do Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu (Ceasb), ocorreu uma importante capacitação sobre previdência social para os membros da Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila), jovens mobilizadores e equipe técnica. A iniciativa integra os objetivos do projeto "Coopvila - Reciclar e Educar" patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania.

Desta vez, a convidada como facilitadora foi Giceli Rocha Bibiano, que trabalha há 30 anos no Instituto Nacional do Seguro Social  (INSS) em Alagoas, e encontra-se no Programa de Educação Previdenciária (PEP). 

A Coordenadora do PEP iniciou sua explanação relembrando que o cidadão nunca pode fornecer sua documentação para estranhos, haja vista que estão sendo cometidos muitos golpes. Tem exemplos de pessoas que se dizem advogados ou funcionários da previdência e utilizam os dados para cometer fraudes, tirar empréstimos e fazer compras. Outra informação, é que funcionários do INSS não vão nas residências, exceto, aquele que precisa dialogar com o trabalhador cujo recurso foi negado.

Foram explicados os tipos de aposentadoria (urbana, rural, por idade, por invalidez), auxílio doença, salário maternidade (120 dias), auxílio reclusão; além de serem retiradas dúvidas sobre pensão (se não for casado no cartório, tem que reunir três provas; filhos recebem até os 21 anos). 

Outro ponto de discussão foi a atuação do médico-perito que precisa avaliar a doença e a gravidade para o serviço executado, e só depois, apresentar o laudo que pode ser contestado através de recurso (prazo de 30 dias), onde é possível apresentar atestados e exames.

O pagamento do INSS é obrigatório para todos os(as) cooperados(as) e a Coopvila começou a descontar a partir de 2010. No encerramento, teve sorteio de brindes e distribuição de cartilhas orientativas sobre a previdência social. E foi informado, que também existe o sistema de agendamento de atendimento através do número 135, sendo necessário ter os documentos em mãos.


sexta-feira, 14 de março de 2014

Kits com EPIS são entregues aos cooperados

Por: Helciane Angélica - Jornalista


A Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila) foi criada no dia 08 de dezembro de 2008, e atualmente vivencia um novo momento de organização e fortalecimento das ações, com o projeto “Coopvila – Reciclar e Educar” patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania. 

Diante da preocupação com a saúde e a segurança do trabalho, a Diretoria comprou Equipamentos de Proteção Individual (EPIS), que foram entregues nessa quarta-feira(12.03) na sede da cooperativa, e contou com o apoio dos jovens mobilizadores e equipe técnica do projeto. 

Os cooperados receberam um kit composto por: óculos, botas, luvas, máscara, protetor auditivo (tipo concha), cinto ergonômico, protetor de braços (mangas), meiões e capa de chuva. E os motoristas: botas, protetor de braços (mangas) e fardamento (bata e calça).

"Essa iniciativa demonstra mais um grande avanço para nossa cooperativa, já que queremos garantir o bem estar dos catadores e eliminar riscos de acidentes. Desde o segundo ano de existência, que a gente tem a preocupação de comprar, só que, desta vez a novidade é o protetor de braços e o protetor de ouvido mais potente", destacou Eliene Silva, Presidenta da Coopvila. Também foi discutida a necessidade de ter uma equipe responsável pelos EPIS que garantirá o uso correto do material e fiscalização.

Confira as imagens:




















  




quarta-feira, 12 de março de 2014

BRASIL - Catadores são qualificados para atuar nos estádios da Copa do Mundo

Cinco toneladas de lixo deverão ser produzidas durante as partidas. Material coletado será encaminhado para a reciclagem, aterro ou compostagem, conforme o tipo



Seguindo os critérios da Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Coca-Cola Brasil, em parceria com a Fifa, está capacitando 840 catadores de material reciclável em todo o País para atuar dentro dos estádios durante a Copa do Mundo. A empresa e a federação estão responsáveis pela ação de gerenciamento de resíduos sólidos do megaevento. 

“Vamos coletar o material reciclável e encaminhar para a reciclagem, coletar o lixo orgânico para o aterro ou para a compostagem, tudo com a participação dos catadores, como orienta a PNRS”, destacou o diretor de Assuntos Governamentais, Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola, Victor Bicca. Brasília recebeu o treinamento na manhã desta terça-feira (11.03), num ambiente marcado pela descontração e que contou com a presença de Fuleco, o mascote da competição.

A ação, que teve como teste a Copa das Confederações, será realizada nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo. No período, o lixo sólido produzido nos estádios será coletado e encaminhado à reciclagem nas cooperativas apoiadas pela multinacional, que oferece suporte para a gestão e capacitação em 300 cooperativas em 22 estados. Em Brasília, todo o material coletado no Estádio Mané Garrincha será destinado à Central de cooperativas de Materiais Recicláveis do Distrito Federal (Centrocoop-DF). A estimativa é que sejam produzidas 5 toneladas de resíduos passíveis de reciclagem a cada partida.

Equipamentos

O curso, com carga horária de quatro horas, ensinará os catadores a manusear os equipamentos que serão utilizados durante o Mundial. Eles serão treinados também sobre a dinâmica de trabalho dentro do estádio, além de receberem informações sobre segurança e questões comportamentais.

“Essa capacitação, num primeiro momento é para a Copa, mas Brasília tem vários eventos e essa capacitação pode ser aproveitada em outras oportunidades”, disse o catador Ronei Alves da Silva. Para a categoria, essa é uma grande oportunidade: “Por mais que a gente estivesse fazendo um trabalho ambiental, separando os materiais recicláveis nos lixões, recolhendo os materiais recicláveis nas ruas, a gente era invisível para a sociedade e, hoje, a gente poder trabalhar no maior evento do mundo é uma inclusão sócio-produtiva muito grande”, destacou Silva. 


Fonte: Ministério do Meio Ambiente

domingo, 9 de março de 2014

Coopvila fortalece parcerias institucionais

Por: Helciane Angélica - Jornalista



Reunião do COEP-AL no dia 27 de fevereiro

A Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila) foi fundada no dia 08 de dezembro de 2008. Ao longo da sua trajetória tem investido na estruturação do espaço físico, capacitações e na articulação para criar a Rede de Cooperativas de Materiais Recicláveis no Estado de Alagoas. A participação nas discussões sociopolíticas são constantes e tem ampliado o número de aliados.

A Vice Presidenta, Ivanilda da Conceição Gomes - tem representado a Coopvila em muitas reuniões e destaca que essa participação só contribui para o desenvolvimento da instituição. "É uma oportunidade da gente defender nossos direitos, mostrar o significado do catador e a importância da Lei Nacional de Resíduos Sólidos. O catador não é igual a lixo, e sim, uma profissão igual as outras, que merece respeito", exaltou.

Há quatro anos, a Coopvila participa do Movimento Nacional de Catadores, levando seus representantes aos encontros para trocar experiências e ampliar o debate sobre a realidade e valorização do trabalho dos catadores de materiais recicláveis, cuja profissão só foi regulamentada através do Projeto de Lei 6822/10 no Senado. E ainda, propaga as deliberações junto à Coordenação Estadual de Catadores.

Também participa dos fóruns, brasileiro e municipal, de Economia Solidária; é sócia do Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida/Rede Nacional de Mobilização Social (COEP Alagoas); entrou no Conselho de Acompanhamento do Projeto Cata Mais há três meses; e nas reuniões do Programa Estadual Alagoas Catador.

E  o mais novo desafio, ocorreu no dia 06 de março durante a Reunião do Fórum Estadual de Economia Solidária, quando a Coopvila foi escolhida para integrar o Conselho Estadual de Economia Solidária, na condição de membro titular, e tornou-se o único empreendimento voltado para o setor de coleta seletiva.


sábado, 8 de março de 2014

Auditor da SRTE recebe informações sobre a Coopvila

Por: Helciane Angélica - Jornalista




Nessa sexta-feira (07.03), ocorreu uma visita de cortesia na sede da Superintendência Regional do Trabalho (SRTE) em Alagoas. O Auditor Leandro Carvalho, obteve mais informações sobre a organização da Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila).

Na ocasião, o Supervisor de Operações do projeto "Coopvila - Reciclar e Educar", Helcias Pereira, entregou exemplares do boletim informativo da instituição e citou os avanços conquistados com o projeto patrocinado pela Petrobras, através do programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania.

Ele ressaltou que a reforma do prédio encontra-se na sua fase final, as capacitações estão mais frequentes e com a realização das ações educativas pretende-se ampliar o número de doadores de materiais recicláveis em Maceió.

Outro ponto de destaque, foi a importância dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIS), discussão sobre os tipos mais adequados por serviço e o uso de uniformes. Na próxima semana, todos os cooperados e cooperadas receberão os novos kits com os materiais: botas, luvas, protetor auditivo, óculos, dentre outros.

O Auditor elogiou a estruturação, as formas de organização e parabenizou as grandes parcerias que tem fortalecido o trabalho e a trajetória da cooperativa na valorização da coleta seletiva.


quinta-feira, 6 de março de 2014

Cooperativas de reciclagem recebem apenas 2% do lixo produzido em Maceió

Confira a reportagem da TV Gazeta afiliada da Rede Globo, exibida nessa quarta-feira(05.03) no telejornal AL TV 2ª edição, sobre a coleta seletiva na cidade de Maceió após o carnaval. 

A prática da coleta seletiva é uma ação de cidadania e de conscientização ambiental, porém, muitas pessoas ainda não tem o hábito de separar o lixo orgânico do lixo seco (materiais recicláveis) e boa parte segue dos objetos que poderiam ser reutilizados, são levados para os lixões ou aterros sanitários. 

Com o projeto "Coopvila - Reciclar e Educar" patrocinado pela Petrobras, através do programa Petrobras Desenvolvimento&Cidadania, a Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila) tem investido na sua infraestrutura, organização e na luta pela implantação do Plano Municipal de Resíduos Sólidos.

Coleta Seletiva é trabalho de catador, valorize!!!


Clique na imagem para assistir ao vídeo



quarta-feira, 5 de março de 2014

Cooperadas agradecem parceria com o Teatro Munganga

Por: Helciane Angélica - Jornalista


Na última sexta-feira(28.02), na sede da Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila), ocorreu uma importante reunião de avaliação sobre as apresentações do Espetáculo Teatral Histórias Recicladas no período de 19 a 27 de fevereiro de 2014, em Maceió(AL).

As cooperadas discutiram sobre a importância da peça na divulgação do trabalho do catador de material reciclável; investir na conscientização ambiental, principalmente, junto aos estudantes de escolas públicas; analisaram a receptividade do público; e o fortalecimento das parcerias, a exemplo, da Secretaria Estadual de Educação e Esporte(SEE) que pretende implantar a coleta seletiva nas onze escolas localizada no Centro Educacional de Pesquisas Aplicada(CEPA)

Estiveram presentes: Ana Lúcia Ferraz de Menezes, Coordenadora do projeto "Coopvila - Reciclar e Educar"; Carlos Lagoeiro, Diretor do espetáculo; e Helcias Pereira, Supervisor de Operações da Coopvila.

Trata-se de uma importante ação do projeto "Coopvila - Reciclar e Educar" patrocinado pela PETROBRAS, através do programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania; e também, conta com o apoio do Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu (Ceasb), Teatro Munganga e o Instituto Zumbi dos Palmares (IZP-AL).

Confira o vídeo, com o agradecimento das catadoras-atrizes:

domingo, 2 de março de 2014

Espetáculo Histórias Recicladas emociona público

Por: Helciane Angélica - Jornalista

Atrizes-catadoras se concentram antes da apresentação



 A primeira fase da 2ª temporada do Espetáculo Teatral Histórias Recicladas foi encerrada na noite dessa quinta-feira(27.02), no Centro Cultural Arte Pajuçara localizado no bairro da Pajuçara em Maceió. É uma realização da Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila) através do projeto "Coopvila - Reciclar e Educar" patrocinado pela PETROBRAS e com o apoio do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP-AL). 



Estiveram presentes parceiros da cooperativa, doadores de materiais recicláveis, artistas, acadêmicos, professores, ativistas e familiares das catadoras. Foi um grande momento de confraternização e de exaltação do trabalho sociocultural desenvolvido com o grupo Guerreiras da Esperança.

"Fui arrancado da minha vaidade estúpida ao ver o espetáculo de Teatro: Vidas Recicladas, protagonizado por mulheres que são ex catadoras de lixo e atuais recicladoras de lixo. Nossa, quantas histórias fortes e reais, quantas realidades menos mortas. Senti-me um estúpido de um modo geral, assustei-me com a qualidade da atuação e chorei e sorri, chorei e sorri, sai meio tonto com a pergunta: 'O que você recicla?'. Sai meio louco e triste comigo mesmo", escreveu no facebook, o artista e cordelista Demis Santana.

Outra pessoa que ficou encantada, foi a professora Regina Dulce da Universidade Federal de Alagoas(Ufal). "Há dez anos eu acompanho a realidade da comunidade Vila Emater II. É uma emoção muito grande ver essas mulheres gloriosas no palco, que superaram as dificuldades no lixão e a feiuras daquele lugar. E eu me sinto muito pequena nos meus problemas, porque elas enfrentam tantas coisas e deram a volta por cima. A luta delas não é só por moradia digna, e sim, por reconhecimento", declarou.


Dirigido por Carlos Lagoeiro e co-direção de Claudia Maria de Oliveira, a peça foi montada em 2012 durante residência artística dos integrantes do Teatro Munganga de Amsterdam (Holanda), nas dependências do Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu (Ceasb) em Maceió, quando foi criado o grupo Guerreiras da Esperança.

Agora, as catadoras-atrizes encontram-se a disposição para apresentar o espetáculo em outros locais, divulgar o seu trabalho e ressaltar a importância da coleta seletiva. Mais informações: ascom.coopvila@gmail.com


CONFIRA O REGISTRO FOTOGRÁFICO COMPLETO, AQUI!

sábado, 1 de março de 2014

Dia Internacional dos Catadores



No dia 1º de março é celebrado o Dia Internacional dos Catadores. A data foi criada no Primeiro Encontro Internacional de Catadores na Colômbia em 2008, que reuniu 34 países, em memória da tragédia nesse país, onde cerca de 10 trabalhadores foram mortos dentro de uma universidade.

Os Catadores foram enganados por pessoas da Universidade Livre de Barranquilla, convidando-os a juntar-se estas unidades para a entrega de reciclagem de materiais. Ao entrar no local, foram espancados até a morte com paus e tiros para venderem seus corpos para pesquisa e tráfico de órgãos. A situação trágica foi relatada para a polícia por um sobrevivente que após o ataque fingiu estar morta e fugiu para a denunciar.

Os recicladores aproveitam esse dia para chamar a atenção da sociedade sobre a vulnerabilidade da profissão e urgência na formalização deste importante trabalho que contribui para a geração de renda e na preservação do planeta.

Atualmente, a cidade de Maceió(AL) conta com três cooperativas de catadores de materiais recicláveis, a COOPREL, COOPLUM e a Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (COOPVILA). Juntas, lutam por dignidade, pela implantação do Plano Municipal de Coleta Seletiva de Maceió e o pagamento do serviço realizado na capital alagoana.


Com informações do site do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR): http://www.mncr.org.br/