quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Jovens mobilizadores discutem a questão ambiental



Texto e fotos: Helciane Angélica - Jornalista

Para fortalecer as ações do projeto "Coopvila - Reciclar e Educar" patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, ocorreu nessa terça-feira(14.01) mais uma atividade de formação com os jovens mobilizadores. Estiveram presentes as diretoras da Cooperativa dos Catadores da Vila Emater: a presidenta Eliene Silva, vice-presidenta Ivanilda Gomes e a tesoureira Gilvanice Santos.  

A educadora Fernanda Monteiro e os monitores Lucas de Barros e Ariana Honorato conduziram o debate sobre a questão ambiental e exibiram o documentário "A História das Coisas", para proporcionar a reflexão quanto ao consumismo, a alta produção de lixo no mundo e o desperdício.




O lixo é tudo aquilo que ninguém quer e são os restos das atividades humanas, porém, grande parte poderia ser reciclado. Estima-se que o Brasil produza 130 mil toneladas de lixo/dia ou 45 milhões de toneladas por ano, o país também possui 3% da população mundial e é responsável por 6,5 % da produção do lixo no mundo e a maior parte vai para lixões.

Na ocasião, foram repassados slides com informações sobre a luta histórica pelo reconhecimento da profissão de catador de material reciclado e o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos em todo território nacional. Também existe a necessidade de sensibilizar a população sobre a importância da coleta seletiva para a prática de um novo modelo de vida, além de buscar mais investimento pelo serviço de limpeza pública e diminuir os malefícios à saúde.

Outro ponto em destaque, foi a discussão sobre a situação ao direito à creche na Vila Emater 2 com capacidade de atender 120 crianças até os cinco anos de idade. A população defende a reforma e ampliação do espaço que foi construído através de mutirão em 2006, porém, o risco de ser desativada é iminente devido a construção de outra creche longe dessa comunidade.



Assista o vídeo "A História das Coisas":




































 

 CONFIRA O REGISTRO FOTOGRÁFICO, AQUI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário