Texto: Helciane Angélica - Jornalista
Fotos: Cooperadas
A Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila) ao longo desses cinco anos de fundação, tem conquistado parcerias e doações importantes que fortalecem o trabalho, a geração de renda e a autoestima de seus cooperados.
Nessa quinta-feira(09.01), ocorreu a entrega oficial de 33 coletes customizados produzidos por usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Casa Verde que existe desde 1992.
Essa produção é resultado de um ciclo de solidariedade, que teve início a partir da doação de coletes, bonés e bolsas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE) utilizados durante o Censo 2010. Com a parceria do CAPS vinculado ao Hospital Portugal Ramalho e o trabalho desenvolvido pelos participantes dos grupos Recicla Vida e Flor de Lis, o material que antes era descartado passou por uma formulação e será reutilizado.
A primeira etapa da oficina de artesanato foi apresentada no último dia 04 de dezembro, durante um desfile especial no Hospital Portugal Ramalho, que contou com a presença dos pacientes, funcionários e cooperadas. (Veja o registro fotográfico)
A ação de reabilitação psicossocial promove a inclusão social e a saúde mental. "Para fazer a customização, foram utilizadas técnicas de corte e costura, serigrafia e bordado. Foram cerca de quinze usuários, entre 20 a 40 anos, que participaram das atividades e depois retornavam para as suas casas", ressaltou Claudete Lins, Terapeuta Ocupacional.
Também participaram da entrega do material: a funcionária Cleonice Medeiros e as usuárias Valdemira Maria Bernardo da Silva e Carmeci de Lima, respectivamente, idealizadora da customização e uma das importantes criadoras dos desenhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário