quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Jovens Mobilizadores da Coopvila participam de formação

A capacitação também serviu para destacar a importância do projeto “Coopvila – Reciclar e Educar”



Texto e fotos: Helciane Angélica - Jornalista



Nessa quarta-feira(08.01), das 9h às 16h, na sede do Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu (Ceasb) localizada no bairro de Riacho Doce em Maceió, ocorreu o 1º Encontro de Formação dos Jovens Mobilizadores. A atividade faz parte do projeto "Coopvila: Reciclar e Educar", que é patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania.

Os jovens Daiana Souza dos Santos (19), Tayná Conceição da Silva (18), Maciel José da Silva (23) e Maria Luana Souza de Almeida (19) são moradores da Vila Emater, e foram escolhidos para atuar no projeto após passarem no processo de seleção.

A Coordenadora do projeto Ana Lúcia Ferraz, orientou os novos membros sobre a importância do projeto que busca o fortalecimento na organização do trabalho e a ampliação da comercialização da Coopvila, além de expandir a coleta seletiva e contribuir na elaboração do Plano Municipal de Coleta Seletiva.

Existe uma diferença muito grande entre ‘catador de lixo’ e ‘catador de material reciclado’. O lixo é aquilo que não serve mais, e o material reciclado pode ser reutilizado, tem valor comercial e serve para economizar a utilização de matéria prima e energia. Esse é um trabalho de grande importância e a sociedade tem obrigação de ajudar”, explicou Ferraz.

Também teve a participação dos educadores Helcias Pereira e Fernanda Monteiro que abordaram sobre a história da Coopvila. As cooperadas Eliene da Silva (presidenta) e Gilvanice Maria dos Santos (tesoureira) repassaram informações sobre a atuação na coleta seletiva e as principais dificuldades enfrentadas, a exemplo do fornecimento de energia e a doação irregular de material. “Atualmente, existem três cooperativas e uma associação que recolhe material reciclado em Maceió. Mas, os catadores querem formar uma rede para a gente não depender dos atravessadores e comercializar para fora do Estado”, declarou Gilvanice.


Jovens mobilizadores ao lado das cooperadas e monitores

Reflexão

Na capacitação, também foram exibidos dois documentários: "Ilha das flores" (1989) dirigido por Jorge Furtado com enfoque sobre o consumismo, desperdício e os problemas socioculturais; e o filme "O lixo sai, a gente fica"(2010), foi uma realização do Ceasb e a Coopvila através do projeto “Catadores, vida e cidadania”, onde aborda o fechamento do lixão em Maceió, a situação dos catadores e a luta pela implantação da coleta seletiva.

A mobilizadora social Ariana Honorato, auxiliou nos debates e exaltou que é preciso defender uma sociedade onde não ocorra a exploração e a desigualdade social. Já o monitor Lucas de Barros repassou informações com a utilização de slides sobre o cooperativismo e economia solidária. “O capitalismo só visa o lucro e é baseado na autocracia, onde ocorre a decisão de uma única pessoa. Já a economia solidária tem como base o associativismo e o cooperativismo, tem a valorização do ser humano, o reconhecimento do trabalho como forma de libertação e a democracia deve ser respeitada, ou seja, todos participam das decisões e o lucro é dividido igualmente”, explicou o monitor Lucas de Barros.





Atuação


Jovens selecionados
Ao todo, foram dez jovens inscritos no processo de seleção executado em dezembro de 2013. Os critérios avaliados pela Socióloga e Jornalista Ana Maria Azevedo, foram: nível de escolaridade e experiência profissional (análise de currículo); a forma como se expressam e o comportamento; noções de informática; e a produção de uma redação com tema livre. Porém, o fator mais importante na escolha, foi o envolvimento nas ações comunitárias pelo direito ao trabalho, à moradia e à educação.

Os quatro jovens escolhidos desenvolverão as seguintes funções: realizar pesquisa de expectativas e satisfação junto aos doadores; ajudar no atendimento de visitantes e na atualização dos cadastros dos parceiros; apoio nas campanhas educativas e de sensibilização; participar de eventos de divulgação do programa de Coleta Seletiva Solidária, e ainda, nos encontros de capacitação, reuniões e eventos da Coopvila.



Confira o registro fotográfico completo AQUI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário