domingo, 12 de janeiro de 2014

Capacitação em gestão operacional mobiliza Coopvila



O facilitador da capacitação foi o professor Ricardo Leite - Sociólogo e Historiador

Texto e fotos: Helciane Angélica - Jornalista



Durante toda essa sexta-feira (10.01), na sede da instituição parceira o Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu (Ceasb) localizado no bairro de Riacho Doce em Maceió, ocorreu uma capacitação em Gestão Operacional para todos os membros da Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila) e jovens mobilizadores do projeto "Reciclar e Educar". 

A atividade foi iniciada com uma dinâmica de reflexão através da exibição de slides sobre a importância da união, solidariedade e respeito. Em seguida, teve a explanação do professor Ricardo Leite - Sociólogo e Historiador - que repassou informações sobre o crescimento do cooperativismo, que é um organismo vivo e em constante transformação. "A Cooperativa é uma empresa social que não visa apenas o lucro, e sim, a transformação da sociedade", explicou..



Ricardo também aprofundou sobre a realidade dos catadores da Vila Emater 2. "O fechamento do lixão de Maceió foi um momento dramático, porque muitas pessoas duvidavam que isso iria acontecer, já que muitas famílias sobreviviam e até moravam naquele local", também mencionou a trajetória da Coopvila. "A Coopvila tem uma história de luta e vitória, porque muitas cooperativas não conseguem sobreviver e firmar parcerias", exaltou.

Os participantes também se dividiram em grupos para avaliar as ações, discutir as principais dificuldades enfrentadas no cotidiano e apresentar as propostas com possíveis soluções. "O mundo é do tamanho da nossa cabeça, ou seja, é do tamanho daquilo que a gente tem conhecimento. Para fortalecer o grupo, é preciso ter organização, melhorar a gestão e a operação", reforçou o palestrante.

No debate, foram analisadas as atribuições dos/as cooperados/as e os serviços executados no galpão, coleta, direção e setor de vendas. Outros pontos discutidos: garantir a fidelidade dos doadores, regularidade na coleta e a capacitação permanente. Também destacou-se a necessidade de romper o vínculo com o atravessador, investir na pesquisa de preços e novos compradores, para valorizar o trabalho e ampliar a renda. 





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