Foi publicado no Diário Oficial do Município dessa quinta-feira (15.12.11), parecer favorável ao Projeto de Lei referente a Coleta Seletiva em Maceió. Agora, é esperar ele retornar ao plenário para a votação.
quinta-feira, 15 de dezembro de 2011
sexta-feira, 18 de novembro de 2011
A COOPVILA apoia essa campanha: #Chegou a Hora
Em poucos dias, o Senado poderá encaminhar a votação do novo Código Florestal. Ainda dá tempo de corrigir a abertura excessiva de anistias, melhorar as regras diferenciadas para o agricultor familiar, aumentar a proteção aos manguezais e veredas, diminuir a possibilidade de desmatamentos em áreas de proteção, evitar pastoreios em topos de morro e encostas e fortalecer o Cadastro Ambiental Rural. Precisamos aumentar nossa mobilização. Participe e compartilhe nas redes sociais.
segunda-feira, 7 de novembro de 2011
terça-feira, 1 de novembro de 2011
Catadores participam de audiências públicas que definem o Plano Nacional de Resíduos Site do MNCR
Catadores fizeram resistência a propostas de incineradoras de lixo.
Catadores participantes da audiência na região sudeste
Fonte: Movimento Nacional dos Catadores
Catadores participantes da audiência na região sudeste
Aconteceram nas últimas semanas as audiências públicas nas cinco regiões do Brasil para definir o Plano nacional de Resíduos Sólidos previsto na lei 12.305/2010 que estabelece estratégias e metas para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos. O MNCR participou ativamente e quatro das audiências com presença expressiva de catadores propondo e debatendo alterações no Plano.
Foi um marco histórico para os catadores na participação organizada e coordenada para formulação de um planejamento nacional de gestão dos resíduos sólidos urbanos. Os catadores fizeram resistência a propostas para implantação de incineradores de lixo e propostas que não buscavam a inclusão social.
Foi um marco histórico para os catadores na participação organizada e coordenada para formulação de um planejamento nacional de gestão dos resíduos sólidos urbanos. Os catadores fizeram resistência a propostas para implantação de incineradores de lixo e propostas que não buscavam a inclusão social.
As propostas de alteração levadas pelos catadores dizem respeito principalmente ao fechamento de lixões vinculado a inclusão social dos catadores, contratação de cooperativas, associações e redes pelos consórcios municipais, inclusão do termo ‘coleta seletiva solidária’, redução dos patamares de consumo de embalagens e participação dos catadores na logística reversa.
A audiência pública final será realizada em Brasília nos dias 30/11 e 01/12 e o MNCR promete estar presente para garantir que todas as propostas sejam efetivadas.
Fonte: Movimento Nacional dos Catadores
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
QUAL A SUA PRAIA?
DIA MUNDIAL DE LIMPEZA NAS PRAIAS.
O Dia Mundial de Limpeza na Praia, realizado no mês de setembro, já existe há 9 anos e vem ganhando força com uma série de ações de conscientização entre os banhistas para incentivar o cuidado com a limpeza nas praias e a maneira mais adequada de jogar seu lixinho em contêineres espalhados pelas orlas de Norte a Sul do País.
Os mutirões ecológicos irão acontecer neste sábado, 24, a partir das 9h, nas praias de Maceió e de todo Brasil. Todos podem participar desta ação ambiental, junte-se a nós e traga um amigo.
Ondas mais limpas, o meio ambiente agradece!
Os mutirões ecológicos irão acontecer neste sábado, 24, a partir das 9h, nas praias de Maceió e de todo Brasil. Todos podem participar desta ação ambiental, junte-se a nós e traga um amigo.
Ondas mais limpas, o meio ambiente agradece!
terça-feira, 13 de setembro de 2011
segunda-feira, 12 de setembro de 2011
Maceió Music Festival: Consciência Ecológica.
O Maceió Music Festival acontece neste final de semana, dias 16 e 17, no Club Seagra em Jacarecica. Duas noites de boa música, alto astral e consciência ecológica vão definir o encontro des grandes nomes da música brasileira e artistas alagoanos.
Para agitar o público o palco principal irá apresentar as atrações nacionais: Capital Inicial, Maria Gadú, Pitty, Diogo Nogueira, NX Zero, Kid Abelha e CPM22. Em outro palco; artistas locais como: Sonic Júnior, Wado, Fernanda Guimarães, Reato Cordista e outros, escolhidos por votação popular na Internet vão mostrar o valor que a música alagoana tem. Além dessas atrações, você vai balançar ainda mais em uma tenda eletrônica exclusiva ao som dos DJ Paulo Pringles, AJ Perez, Renato Cordista, Hugo Haus e Thales Hill.
Parceria
O convite surgiu através da GA PRODUÇÕES que ao entrar em contato com a Coopvila e apresentar a idéia apontou como de fundamental importância abrir portas para que a cooperativa junto ao MMF adotem uma postura ecologicamente correta, preocupando-se com o destino do material gerado por um público de aproximadamente 15mil pessoas.
"Abraçamos esta importante ação de responsabilidade social e ambiental, que surgiu no intuito de gerar renda a pessoas economicamente menos favorecidas e que contribui com a diminuição do impacto ambiental no planetava" finaliza Gustavo Alcantra, também da GA PRODUÇÕES.
Mais informações sobre o Maceió Music Festival é só clicar no link.
quinta-feira, 8 de setembro de 2011
Transformando ideias.
Olá pessoal, pedimos desculpas aos leitores e seguidores pela ausência de postagens mas já estamos de volta e cheios de novidades sobre as atividades que vem sendo realizadas na Coopvila. Esperamos que gostem do post. pois temos muita arte e cultura na/o CoopvilA(R).
Diante da dificuldade, um suspirar de cessão: - “Não tem jeito”, “Não tem solução”, “É muito difícil”.
Foi assim o começo do curso ministrado pela artista plástica Thiana Santos e sua assistente Néia, que nos dias 17 e 18 de Junho aterrissaram em solo Alagoano especialmente para compartilhar com a Coopvila um pouco da sua experi
ência na arte de transformar a parte no todo.
Eis o resultado:
"Não devemos desistir, temos que persistir na saída”, “Pra tudo tem solução”
- Coopvila.
About me:
THIANA SANTOS
Artista Plástica cursou Belas Artes na UFBA em 1986 na cidade de Salvador/BA. Designer de Jóias Artesanais. Trabalha de forma independente, com projetos de consultoria em comunidades, da pesquisa ao desenvolvimento de produtos artesanais. Atualmente, vem desenvolvendo novas técnicas de trabalho para o reúso de garrafas Pet, aplicando os conceitos de eco design. No seu atelier, desenvolve produtos a partir do descarte de materiais, produzindo acessórios de moda, luminárias, peças decorativas para eventos, cenários e instalações.
DADOS PESSOAIS
Nome: Cristiana Borstelmann de Oliveira Santos
Contato: 55 (81) 3222.4379 – 9232.6273
segunda-feira, 5 de setembro de 2011
A luta também é nossa
Encontro Nacional de Mulheres Catadoras
560 mulheres, 18 Estados brasileiros, esses foram os números do II Encontro Nacional de Mulheres Catadoras de Materiais Recicláveis, que aconteceu nos dias 7, 8 e 9 de Junho, em Pontal do Leste no Paraná.
O Encontro apresentou a oportunidade de melhor qualidade de vida para quem vive da reciclagem o lixo, as catadoras realizaram na quinta-feira, 9 , uma grande marcha pelas ruas de Curitiba na qual reivindicaram a proibição dos incineradores de lixo.
Foram organizadas oficinas temáticas para aprofundar algumas questões como a auto-estima, família e a diversidade sexual, direitos humanos e a mulher, relações interpessoais, Economia Solidária, lideranças femininas, Política Nacional de Resíduos Sólidos, Logística Reversa e as catadoras, entre outras que perpassam a categoria e a questão de gênero.
Realização/ Coopvila
Representada por Eliene dos Santos e Vania Gomes, presidente e tesoureira, a Coopvila se fez presente na marcha das catadoras em busca do reconhecimento e valorização do trabalho exercido por catadores de todo o Brasil.
segunda-feira, 6 de junho de 2011
Fátima Santiago visita as instalações da COOPVILA
A Vereadora por Maceió e Presidente da Frente Parlamentar de apoio ao Cooperativismo, conheceu de perto o trabalho dos integrantes da Cooperativa dos Catadores da Vila Emater II
Texto e fotos: Helciane Angélica – Jornalista/Ascom Vereadora Fátima Santiago
Texto e fotos: Helciane Angélica – Jornalista/Ascom Vereadora Fátima Santiago
Diante da necessidade de investir cada vez mais em ações que promovam a sustentabilidade do planeta e diante da semana celebrativa do meio ambiente – 05 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente – na última sexta-feira (03.06), a médica e vereadora Fátima Santiago visitou a Cooperativa dos Catadores da Vila Emater II (Coopvila). Ela foi conhecer in loco a organização, ações desenvolvidas e a infra-estrutura conquistada pelos cooperados que moram no bairro de Jacarecica, localizada ao lado do antigo lixão de Maceió.
A Coopvila foi implantada em 2008, e desde o início conta com o apoio logístico de uma organização não-governamental, o Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu (Ceasb). Atualmente possui 50 cooperados cadastrados, onde 32 encontram-se ativos, e desses 30 são mulheres. Com o fim do lixão na área, os homens foram contemplados com outros serviços ofertados pela Prefeitura Municipal, enquanto isso, as mulheres que também são donas de casa mantiveram-se articuladas para aumentar a renda das suas famílias.
As cooperadas e cooperados realizam visitas de sensibilização e distribuição de material explicativo aos moradores e nas escolas para destacar a importância da coleta seletiva. E executam um sistema de recolhimento de materiais recicláveis em 25condomínios residenciais localizados nos bairros do Farol, Serraria e Ponta Verde, além de ter o apoio de grandes doadores a exemplo do Shopping Maceió, IBGE, Norcon, Hotel Atlantic, Senac-Poço e Lojas Americanas.
No curto período de atuação, a Cooperativa já teve projeto aprovado no Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (FECOEP) para garantir a aquisição de equipamentos essenciais como a balança eletrônica e a prensa, além da compra de um caminhão baú. Mas, desde o início dos trabalhos receberam um caminhão-carroceria, doado por uma parceria do Ceasb que reside no Rio de Janeiro, e que facilita no deslocamento das matérias-primas. Também, foi aprovado um projeto na Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para a implantação de um galpão, mas só falta a liberação do terreno para ser efetivado.
Outras ações importantes realizadas são: aulas de informática e a fábrica de vassouras produzidas com garrafas pet. Os catadores fizeram um curso de capacitação em Jaboatão dos Guararapes (PE) e trouxeram a técnica para o Estado de Alagoas. O trabalho totalmente artesanal resulta em peças duradouras e eficazes, as vassouras são comercializadas por meio de encomendas ou em feiras livres, e a unidade custa R$8.
De acordo, com a Presidente da Coopvila e líder comunitária, Eliene da Silva, os cooperados tem orgulho do trabalho desenvolvido, se preocupam cada vez mais com a capacitação e querem ampliar as instalações. “Os cooperados iniciaram recebendo menos de R$100, hoje já recebem em média R$350 pela produção. Mas a nossa meta com o apoio do Ceasb, é que cada um receba pelo menos um salário mínimo até novembro deste ano. Vamos trabalhar cada vez mais para ver a nossa cooperativa ‘bombando’”, disse. O terreno onde o material é armazenado possui uma casa inacabada, que ganhará uma reforma para deixar a sede moderna com: escritório para diretoria, sala dos equipamentos, sala de estudos, copa e mini-auditório.
A Coopvila foi implantada em 2008, e desde o início conta com o apoio logístico de uma organização não-governamental, o Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu (Ceasb). Atualmente possui 50 cooperados cadastrados, onde 32 encontram-se ativos, e desses 30 são mulheres. Com o fim do lixão na área, os homens foram contemplados com outros serviços ofertados pela Prefeitura Municipal, enquanto isso, as mulheres que também são donas de casa mantiveram-se articuladas para aumentar a renda das suas famílias.
As cooperadas e cooperados realizam visitas de sensibilização e distribuição de material explicativo aos moradores e nas escolas para destacar a importância da coleta seletiva. E executam um sistema de recolhimento de materiais recicláveis em 25condomínios residenciais localizados nos bairros do Farol, Serraria e Ponta Verde, além de ter o apoio de grandes doadores a exemplo do Shopping Maceió, IBGE, Norcon, Hotel Atlantic, Senac-Poço e Lojas Americanas.
No curto período de atuação, a Cooperativa já teve projeto aprovado no Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (FECOEP) para garantir a aquisição de equipamentos essenciais como a balança eletrônica e a prensa, além da compra de um caminhão baú. Mas, desde o início dos trabalhos receberam um caminhão-carroceria, doado por uma parceria do Ceasb que reside no Rio de Janeiro, e que facilita no deslocamento das matérias-primas. Também, foi aprovado um projeto na Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para a implantação de um galpão, mas só falta a liberação do terreno para ser efetivado.
Outras ações importantes realizadas são: aulas de informática e a fábrica de vassouras produzidas com garrafas pet. Os catadores fizeram um curso de capacitação em Jaboatão dos Guararapes (PE) e trouxeram a técnica para o Estado de Alagoas. O trabalho totalmente artesanal resulta em peças duradouras e eficazes, as vassouras são comercializadas por meio de encomendas ou em feiras livres, e a unidade custa R$8.
De acordo, com a Presidente da Coopvila e líder comunitária, Eliene da Silva, os cooperados tem orgulho do trabalho desenvolvido, se preocupam cada vez mais com a capacitação e querem ampliar as instalações. “Os cooperados iniciaram recebendo menos de R$100, hoje já recebem em média R$350 pela produção. Mas a nossa meta com o apoio do Ceasb, é que cada um receba pelo menos um salário mínimo até novembro deste ano. Vamos trabalhar cada vez mais para ver a nossa cooperativa ‘bombando’”, disse. O terreno onde o material é armazenado possui uma casa inacabada, que ganhará uma reforma para deixar a sede moderna com: escritório para diretoria, sala dos equipamentos, sala de estudos, copa e mini-auditório.
Reciclagem
Atualmente existem três cooperativas atuando no ramo da reciclagem na capital alagoana e mesmo diante das dificuldades, contribuem para a preservação do meio ambiente. Orientam a sociedade na separação do lixo comum (restos de alimentos, plantas, folhas, materiais sujos e inviáveis para o reaproveitamento) e para a entrega dos recicláveis ou lixo seco (papel, plástico, vidro e metal) presentes em vários objetos.
A vereadora Fátima Santiago, que também é a Presidente da Frente Parlamentar de apoio ao Cooperativismo, defende um maior investimento dos gestores públicos e instituições privadas para que atuem em parceria com essas organizações. São de sua autoria os projetos de Lei aprovados que criam o Dia Municipal e a Semana Municipal do Cooperativismo, e o Decreto Legislativo que determina a Outorga da Medalha de Mérito do Cooperativismo.
“Os catadores realizam um trabalho árduo que merece ser respeitado e mais valorizado, juntos, também têm mostrado a importância desse outro modelo sócio-econômico. A essência do Cooperativismo é garantir que todo mundo tenha consciência para trabalhar com união e dividir todo o lucro igualmente. Enfim, onde todos saem ganhando, principalmente, o meio ambiente e o que estiver ao meu alcance, irei fazer para ajudar no seu desenvolvimento”, ressaltou Santiago.
A parlamentar também aproveitou a ocasião para percorrer as principais ruelas da Vila Emater II e conversar com moradores; visitou o Baú dos Guerreirinhos – projeto do Ceasb, onde as crianças ficam após as aulas e tem acesso a leitura, vídeos educativos, recreação e lanche; e verificou de perto as más condições em relação à falta de saneamento básico e os barracos que estão caindo. As 240 famílias vivem na área há quase 20 anos, que são terras do Estado, e sonham em continuar no local morando com dignidade.
A vereadora Fátima Santiago, que também é a Presidente da Frente Parlamentar de apoio ao Cooperativismo, defende um maior investimento dos gestores públicos e instituições privadas para que atuem em parceria com essas organizações. São de sua autoria os projetos de Lei aprovados que criam o Dia Municipal e a Semana Municipal do Cooperativismo, e o Decreto Legislativo que determina a Outorga da Medalha de Mérito do Cooperativismo.
“Os catadores realizam um trabalho árduo que merece ser respeitado e mais valorizado, juntos, também têm mostrado a importância desse outro modelo sócio-econômico. A essência do Cooperativismo é garantir que todo mundo tenha consciência para trabalhar com união e dividir todo o lucro igualmente. Enfim, onde todos saem ganhando, principalmente, o meio ambiente e o que estiver ao meu alcance, irei fazer para ajudar no seu desenvolvimento”, ressaltou Santiago.
A parlamentar também aproveitou a ocasião para percorrer as principais ruelas da Vila Emater II e conversar com moradores; visitou o Baú dos Guerreirinhos – projeto do Ceasb, onde as crianças ficam após as aulas e tem acesso a leitura, vídeos educativos, recreação e lanche; e verificou de perto as más condições em relação à falta de saneamento básico e os barracos que estão caindo. As 240 famílias vivem na área há quase 20 anos, que são terras do Estado, e sonham em continuar no local morando com dignidade.
Assessora de Imprensa – Vereadora Fátima Santiago
Helciane Angélica S. Pereira – Jornalista 1102 MTE/AL
(82) 8831.3231 / helciane.angelica@gmail.com
Presidente da COOPVILA recebe homenagem na Câmara Municipal de Maceió
No dia 06 de junho, a partir das 9h, na Câmara Municipal de Maceió acontecerá a entrega do título de “Honra ao Mérito Comunitário” durante uma sessão solene proposta pelo vereador pastor Marcelo Gouveia, que contará com a participação de outros parlamentares. A vereadora Fátima Santiago indicou a dona de casa Eliene da Silva, 48, que é uma referência na Vila Emater II, para ser a sua homenageada. Dona Eliene atua como coordenadora da comunidade da Igreja São João Bosco, é voluntária há seis anos na Pastoral da Criança; e atualmente encontra-se como Presidente da Coopvila. É uma mulher negra, franzina, lutadora e que não mede esforços para ajudar a sua comunidade.
quinta-feira, 2 de junho de 2011
IBGE REALIZA CAPACITAÇÃO E FAZ DOAÇÃO DE MATERIAL RECICLÁVEL À COOPVILA
Se amargo for catar o lixo/ doe já o seu resíduo/ Troque seus hábitos/ separe para nós o teu plástico/ Nós vamos buscar o teu lixo/ faça fazer sentido...
Foi assim que começou o dia hoje, 02 de junho, às 9h no escritório do IBGE, situado no empresarial Norcon.
Na semana que antecede o dia nacional do Meio Ambiente (05 de junho), cerca de 30 funcionários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística participaram da capacitação ministrada por Heucias Pereira, técnico do CEASB e cooperadas da COOPVILA.
A ação educativa realizada hoje é fruto de uma parceria estabelecida entre a cooperativa e o instituto para fortalecer o programa de coleta seletiva solidária em Maceió, possibilitando o destino correto dos materiais que como finalidade ser reciclado e reaproveitado.
Foi assim que começou o dia hoje, 02 de junho, às 9h no escritório do IBGE, situado no empresarial Norcon.
Na semana que antecede o dia nacional do Meio Ambiente (05 de junho), cerca de 30 funcionários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística participaram da capacitação ministrada por Heucias Pereira, técnico do CEASB e cooperadas da COOPVILA.
A ação educativa realizada hoje é fruto de uma parceria estabelecida entre a cooperativa e o instituto para fortalecer o programa de coleta seletiva solidária em Maceió, possibilitando o destino correto dos materiais que como finalidade ser reciclado e reaproveitado.
DOAÇÃO
Sob acompanhamento do Supervisor Estadual de Pesquisas Industriais, Alcides Tenório Junior, a parceria entre o IBGE/AL e a COOPVILA promoveu no ultimo mês uma doação de aproximadamente 5mil quilos de papel, coletes e outros materiais reutilizáveis e recicláveis para a Cooperativa de Catadores da Vila Emater II – Coopvila.
Todo material recolhido na coleta através de doações faz parte do projeto Coleta Seletiva Solidária que vem sendo realizado há 2 anos pela Coopvila e tem intensificado com a conscientização de órgãos, empresas e geradores de resíduos recicláveis.
Todo material recolhido na coleta através de doações faz parte do projeto Coleta Seletiva Solidária que vem sendo realizado há 2 anos pela Coopvila e tem intensificado com a conscientização de órgãos, empresas e geradores de resíduos recicláveis.
segunda-feira, 18 de abril de 2011
REICLANDO ATITUDE
Os catadores de materiais recicláveis da Coopvila – Cooperativas dos Catadores da Vila Emater II - ativos na cidade desde 2008, estão preparando para o mês de Abril, no bairro de Ponta Verde, uma campanha que pretende expandir, organizar e mobilizar a sociedade na preservação do meio ambiente. A atividade terá início nesta quarta-feira, 20, às 14h.
A campanha Coleta Seletiva Solidária, que faz parte do Projeto Catador, Vida e Cidadania, tem como objetivo inicial alcançar os edifícios da Ponta Verde. Para tanto, serão envolvidas equipes da cooperativa que irão percorrer edifício por edifício, orientando e conscientizando os síndicos sobre a importância socioambiental da coleta seletiva dos resíduos. Uma investida publicitária também está programada nessa campanha, com a divulgação do documentário “O lixão sai, a gente fica” filmado entre abril e junho de 2010 e que mostra a realidade dos trabalhadores que retiravam seu sustento do antigo lixão de Maceió e as consequências do seu fechamento, além de outros materiais de comunicação impressos para distribuição e sensibilização à sociedade.
Com a separação nos domicílios do material seco do material molhado, a coleta seletiva vai implicar na diminuição do volume que chega ao aterro de Maceió, prolongando sua vida útil, colaborando com o nosso meio ambiente através da reutilização de matérias-primas e fortalecendo uma Cooperativa de Catadores de material reciclável.
A consciência socioambiental será fundamental para a manutenção de um futuro justo e sustentável.
O QUE: Campanha de Coleta Seletiva
Onde: Ponta Verde, Maceió.
Onde: Ponta Verde, Maceió.
Quando: Mês de Abril, terá início na quarta-feira, 20.
Horário: manhã às9h e tarde 14h.
Horário: manhã às9h e tarde 14h.
Quem: Coopvila.
segunda-feira, 4 de abril de 2011
Cadeiras Ecológicas
Você já imaginou estar sentado em cadeiras feitas por tubos de pastas? E telhas ecológicas?
Em uma escola de Pernambuco é possível conferir o resultado.
Em uma escola de Pernambuco é possível conferir o resultado.
Mais resistente e confortáveis, as carteiras ecológicas além contribuir com o meio ambiente preservando o uso de madeira aumenta a vida util dos aterros. Por mês uma média de 400 toneladas desse material tem um novo destino, uma fábrica em Pernambuco, que trasnforma os tubos dentais em carteiras, mesas, armários e telhas.
Para cada telha é necessário quase mil tubinhos de pasta de dente, no entanto ainda é grande a carencia da matéria prima que tem sua maior parte fornecida pelas das industrias, são embalagens com defeito.
Coopvila:3355-5196
Para cada telha é necessário quase mil tubinhos de pasta de dente, no entanto ainda é grande a carencia da matéria prima que tem sua maior parte fornecida pelas das industrias, são embalagens com defeito.
Coopvila:3355-5196
terça-feira, 15 de março de 2011
Ceasb promove Oficina de Xilogravura e Computação Gráfica.
O CEASB está com inscrições abertas para quatro oficinas gratuitas. As inscrições podem ser realizadas até o dia 18 de Março através do telefone (3355-5196), ou do na sede da instituição.
As atividades ocorrem de 21 de Março a 15 de Abril. Os interessados poderão optar entre as quatro oficinas: Artesanato; Xilogravura e computação gráfica; Informática Básica e Educação Ambiental com a Coopvila.
As oficinas serão realizadas no Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu, na sede dos Núcleos Produtivos. Este será um espaço para troca de conhecimentos entre o grupo por meio de discussões, onde o tutor e os alunos vão abordar questões importantes aos temas abordados.
Abaixo detalhes de cada oficina:
Artesanato em lustre e boi em papel marché:
Capacitar para produção de lustres e arandelas artesanais aproveitando os descartes da fábrica de vassoura; orientar concepção de figurino e criação de figuras para produção de panos de pratos.
As atividades ocorrem de 21 de Março a 15 de Abril. Os interessados poderão optar entre as quatro oficinas: Artesanato; Xilogravura e computação gráfica; Informática Básica e Educação Ambiental com a Coopvila.
As oficinas serão realizadas no Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu, na sede dos Núcleos Produtivos. Este será um espaço para troca de conhecimentos entre o grupo por meio de discussões, onde o tutor e os alunos vão abordar questões importantes aos temas abordados.
Abaixo detalhes de cada oficina:
Artesanato em lustre e boi em papel marché:
Capacitar para produção de lustres e arandelas artesanais aproveitando os descartes da fábrica de vassoura; orientar concepção de figurino e criação de figuras para produção de panos de pratos.
Oficina de Gravura
Formar jovens para vir a construir um núcleo de produção e serviços com serigrafia e xilogravura visando a geração de renda. Estabelecer contato com métodos tradicionais e alternativos de impressão com matriz em revelo.
Computação Gráfica
Apoio a produção gráfica e produção de blogs; estudo de possibilidades gráficas e de design; Editoração de imagens e material escrito; apoio e capacitação para a pós-produção de materiais bidimensionais e de documentação de oficinas na veiculação ou produção impressa e na Internet através de BLOG.
Informática básica para cooperados.
Para saber mais informações sobre as oficinas e outras atividades oferecidos pelo CEASB e COOPVILA, os interessados podem entrar em contato diretamente com a Unidade pelo telefone (82) 3355-5196.
sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011
Educação Ambiental
Pajuçara Praia Hotel adere a projeto social de Coleta Seletiva Solidária.
Mostrar a importância da separação de materiais recicláveis na vida do cidadão e maneiras simples de realizar a coleta seletiva através da educação e concientização. Essa foi a principal linha de abordagem que os funcionários do Hotel Pajuçara junto à Coopvila debateram na ultima quarta-feira, 23. A Ação Educativa foi realizada por cooperados e arte-educadores do CEASB.
Mostrar a importância da separação de materiais recicláveis na vida do cidadão e maneiras simples de realizar a coleta seletiva através da educação e concientização. Essa foi a principal linha de abordagem que os funcionários do Hotel Pajuçara junto à Coopvila debateram na ultima quarta-feira, 23. A Ação Educativa foi realizada por cooperados e arte-educadores do CEASB.
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
Coopvila e Senac selam parceria em novo sistema de Coleta Seletiva
A Coopvila e o Senac acabam de unir forças para dar início ao programa Coleta Seletiva Solidária realizada pela Coopvila. A CSS é um modelo inovador no programa de coleta seletiva em Maceió que oferece capacitação personalizada ao parceiros envolvidos diretamente com o processo.
A iniciativa prevê consientizar aqueles que fazem parte do Senac (Gestores, professores, alunos, funcionários de limpeza, etc) da importância social e ambiental que está inserida na simples ação de separar o material orgânico do material recilável.
Para vencer obstaculos e quebrar barreiras o Senac fará algumas mudanças na estrutura visando faciltar e incentivar um modelo justo e sustentável, ajudando a Coopvila e colaborando com o meio ambiente.
Além de serem beneficiados com as doações, os cooperados receberam a proposta de em um futuro próximo participarem de cursos profissionalizantes. Atividades que poderão proporcionar mais reda e segurança a esses agentes ambientais.
A iniciativa prevê consientizar aqueles que fazem parte do Senac (Gestores, professores, alunos, funcionários de limpeza, etc) da importância social e ambiental que está inserida na simples ação de separar o material orgânico do material recilável.
Para vencer obstaculos e quebrar barreiras o Senac fará algumas mudanças na estrutura visando faciltar e incentivar um modelo justo e sustentável, ajudando a Coopvila e colaborando com o meio ambiente.
Além de serem beneficiados com as doações, os cooperados receberam a proposta de em um futuro próximo participarem de cursos profissionalizantes. Atividades que poderão proporcionar mais reda e segurança a esses agentes ambientais.
segunda-feira, 10 de janeiro de 2011
Cooperados recebem Kit de segurança
A Cooperativa dos Catadores da Vila Emater II, já podem trabalhar com mais segurança a partir de agora. Na ultima sexta-feira (8), foram entregues na Cooperativa, no bairro de Jacarecica, 23 dos 30 kits de equipamento de proteção individual (EPI), o uniforme completo de calça, blusa, botina, luvas e oculos protetores foi entregue a cada cooperado da COOPVILA.
A ação faz parte do projeto COOPVILA "Do Lixão da Ematar para a Coleta Seletiva" proposto pelo CEASB. O projeto é apoiado pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza - FECOEP e pela Secretaria de Estado de Assistencia Social de Alagoas.
Além das EPIs, está sendo adquirindo por meio deste projeto mais um caminhão, equipamentos como prensa, balança e outros essenciais para o trabalho de seleção na comercialização dos materiais recicláveis e funcionamento do futuro galpão de triagem e carrinhos para a Coleta Seletiva porta a porta em alguns bairros.
Os cooperados ressaltam a importância destes Kits, pois trabalham diretamente com o lixo e há muito material cortante, principalmente vidro e metais, e com as botas, oculos e luvas fica mais seguro.
A ação faz parte do projeto COOPVILA "Do Lixão da Ematar para a Coleta Seletiva" proposto pelo CEASB. O projeto é apoiado pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza - FECOEP e pela Secretaria de Estado de Assistencia Social de Alagoas.
Além das EPIs, está sendo adquirindo por meio deste projeto mais um caminhão, equipamentos como prensa, balança e outros essenciais para o trabalho de seleção na comercialização dos materiais recicláveis e funcionamento do futuro galpão de triagem e carrinhos para a Coleta Seletiva porta a porta em alguns bairros.
Os cooperados ressaltam a importância destes Kits, pois trabalham diretamente com o lixo e há muito material cortante, principalmente vidro e metais, e com as botas, oculos e luvas fica mais seguro.
por ascom
Assinar:
Postagens (Atom)