quinta-feira, 3 de abril de 2014

Fórum discute integração social de catadores de materiais recicláveis

SEPLANDE/AL
A Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) realizou, nesta quarta-feira (02), a primeira edição do Fórum Alagoas Catador. A iniciativa visa articular ações que melhorem a qualidade de vida e as condições de trabalho dos catadores de materiais reutilizáveis de Alagoas, promovendo a integração dos agentes à sociedade. Durante o evento, que ocorreu na sede da Seplande, foram apresentados os projetos e ações desenvolvidas no programa, além de sugestões de planejamento até o fim do ano de 2014.
A secretária de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico e presidente do Fórum, Poliana Santana, conduziu o evento discursando sobre a importância do fortalecimento da cadeia da reciclagem para a geração de emprego, renda e qualificação do segmento. “A partir da perspectiva do Governo de Alagoas de inclusão social do catador, se constrói uma política pública de sustentabilidade, na qual o trabalhador presta um serviço fundamental à sociedade ao atuar como um agente de desenvolvimento ambiental”, avaliou.
Além do balanço dos projetos monitorados dentro do programa, outros temas também foram discutidos no encontro, a exemplo da proposta de implantação da coleta seletiva e a apresentação da Política Estadual de Resíduos Sólidos. A ampliação das oportunidades de inclusão social e econômica, bem como a conscientização da figura do catador como agente da economia solidária também foram pontos destacados durante o fórum.
O Fórum Alagoas Catador é uma realização da Seplande, com o apoio de secretarias estaduais e municipais, associações, cooperativas e demais entidades parceiras.
Prêmio Betinho 2013 – Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos catadores alagoanos, o evento realizou ainda a entrega do Prêmio Betinho 2013, premiando agentes do segmento pela atuação e contribuição ao desenvolvimento econômico local. A representante do Dataprev/AL, Aparecida Araújo, dirigiu a premiação, que teve como finalistas: Maria José Pereira, Maria Célia Silva dos Santos e a vencedora em Alagoas e na Região Nordeste, Maria José dos Santos Lins.

Fonte: SEPLANDE/AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário