quinta-feira, 24 de abril de 2014

Coopvila participa de oficina de comunicação comunitária

Por: Helciane Angélica - Jornalista (com informações dos organizadores)





Nessa quarta-feira(23.04), no hotel Verde Mar localizado no bairro da Pajuçara em Maceió, ocorreu mais uma etapa do projeto Envolva-se - Práticas para a Cidadania, uma realização pelo Instituto de Comunicação Social e Cidadania (Incomun), em parceria com a empresa Signi e o patrocínio da Petrobras. 

A iniciativa busca incentivar o protagonismo e a promoção de ações que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira. Ao todo, serão contemplados 21 municípios em doze estados do Brasil e na capital alagoana contou com o apoio do Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu (Ceasb).

Estiveram presentes cerca de 60 pessoas que atuam nas mais diversas áreas, além de lideranças comunitárias e integrantes da Agenda 21 oriundos dos municípios de Maceió, Marechal Deodoro, Boca da Mata, São Miguel dos Campos, Satuba, Pilar, Coqueiro Seco e Coruripe.




OBJETIVOS

Por meio do Envolva-se a intenção é valorizar as histórias de transformação local em diferentes regiões do país, fazendo com que a população perceba que a mudança também está em suas mãos, tirando-a da posição de espectadora. Para isso, a oficina proporcionará um espaço de diálogo entre representantes da comunidade, governo, empresas, sociedade civil e cidadãos”, explica Cristiane Ostermann, diretora da empresa Signi Estratégias em Responsabilidade Social, parceira do projeto. 

Durante a oficina, a comunicação comunitária também será apresentada como uma ferramenta de mobilização e de formação da consciência do trabalho coletivo. “O desenvolvimento das comunidades por meio da comunicação faz sentido numa época em que o uso das tecnologias e das redes sociais é crescente. Atividades como as propostas pelo Envolva-se fortalecem o propósito de avanços sociais em seus diferentes níveis”, argumenta Neusa Ribeiro, vice-presidente do Instituto de Comunicação Social e Cidadania (Incomun).



INTEGRAÇÃO

Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila) marcou presença no evento, com participação ativa em todas as etapas. A delegação foi composta por treze pessoas: catadoras de materiais recicláveis (Eliene da Silva, Ivanilda Gomes, Jadna Santos e Maria Célia Santos), jovens mobilizadores (Daiana Souza, Luana Almeida, Maciel Silva e Tainá Conceição da Silva) e quatro membros da equipe técnica do projeto "Coopvila - Reciclar e Educar" - Ariana Honorato, Fernanda Monteiro, Helcias Pereira e Helciane Angélica) - que tem o patrocínio da Petrobras.

O evento estimulou a integração entre os participantes, promovendo a troca de conhecimentos na área de comunicação e vivências em suas comunidades. Também ficaram empolgados em investir em ferramentas de comunicação comunitária na própria Vila Emater II no bairro de Jacarecica, a exemplo de uma rádio-poste, que será discutida amplamente com a Associação dos Moradores.

As catadoras Coopvila fizeram questão de contar suas histórias de vida e superação, exaltando a importância da organização da cooperativa que existe há cinco anos. Os jovens mobilizadores também se destacaram nas equipes que produziram os programas de rádio, onde foram abordados os temas: Promoção à saúde; Reciclagem do ser humano; Transformação cidadã e fé; Adoção e superação; Ponte solidária; e Respeito às diferenças de gênero.






Confira o registro fotográfico na página do Google+: https://plus.google.com/u/0/photos/116972776769645630974/albums/6006310282006584945

Nenhum comentário:

Postar um comentário