O empreendimento será construído com recursos do convênio firmado com a Funasa
Nessa quinta-feira(05.06) – Dia Internacional do Meio Ambiente – a Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila) realiza às 9h, em sua sede no bairro de Jacarecica em Maceió, o lançamento da pedra fundamental do galpão de triagem, que será construído com o apoio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
O galpão será erguido ao lado da sede administrativa da cooperativa, em terreno cedido pelo Estado de Alagoas, localizado no Campo das Palmáceas. A parceria com o Estado foi estabelecida por meio de Concessão de Direito Real de Uso por um período de trinta anos, com publicação no Diário Oficial em 30 de novembro de 2012.
O lançamento da pedra fundamental marca também as atividades do Movimento Nacional dos Catadores, que luta pela contratação das cooperativas de catadores e pagamento dos serviços de coleta seletiva pelos municípios. Será divulgada a campanha de rádio “Coleta Seletiva é Trabalho de Catador”, que visa promover o reconhecimento da profissão dos catadores e a ampliação da Coleta Seletiva em Maceió. Durante o evento será realizado plantio de árvores da Mata Atlântica na cooperativa e comunidade, com o apoio do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e o Instituto para Preservação da Mata Atlântica (IPMA).
“Com esse galpão, vamos conquistar uma condição melhor no trabalho e para a nossa saúde. Vamos organizar o material longe do chão, do sol, da chuva e da sujeira. Essa é mais uma vitória para a nossa cooperativa, porque o material ficará mais limpo, agregando valor e qualidade”, declarou Eliene da Silva, presidenta da Coopvila.
Cerca de 200 instituições públicas e privadas (empresas, hotéis e condomínios) destinam semanalmente à COOPVILA materiais recicláveis: papel (jornal, revista, panfleto, caixa de papelão); plástico (garrafa pet, embalagens, bacias); vidro (garrafas, potes, copos, jarras); metal (latas de bebidas, latas de alimentos, panelas, bandejas); e óleo de cozinha residual.
ATUAÇÃO
A Coopvila foi criada em 6 de dezembro de 2008. É composta por 32 catadores de materiais recicláveis, na sua maioria mulheres, que antes atuavam nas ruas ou no antigo lixão de Maceió, desativado em abril de 2010. A área de atuação abrange prioritariamente os bairros de Ponta Verde, Pajuçara e Farol.
Atualmente, a COOPVILA desenvolve projetos voltados para a construção da sustentabilidade do empreendimento, contando com a parceria da Fundação Banco do Brasil e o patrocínio da Petrobras. O projeto “Coopvila – Reciclar e Educar” busca fortalecer a gestão coletiva; a organização do trabalho e a ampliação da coleta seletiva. As ações educativas em condomínios e escolas visam promover uma cultura de participação, o intercâmbio de experiências entre os catadores; e contribuir na elaboração da proposta para o Plano Municipal de Coleta Seletiva de Maceió.
Também conta com o apoio de outros parceiros: Associação dos Moradores da Vila Emater (Asmove), Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu (Ceasb), Comitê das Entidades no Combate à Fome e pela Vida – COEP e a organização Moradia e Cidadania, integrada por funcionários da Caixa Econômica. É membro do Conselho Municipal de Economia Solidária, e do Fórum Alagoano de Economia Solidária.