segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Coopvila completa seis anos de lutas e conquistas



Por: Ascom - Coopvila

A Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila) completou nessa segunda-feira(08.12) seis anos de atuação em Maceió. O empreendimento de economia solidária é composto por 36 cooperados e cooperadas, na sua maioria mulheres, que antes trabalhavam nas ruas ou no antigo lixão da capital alagoana.

Com aproximadamente 200 parceiros, atua prioritariamente em prédios residenciais localizados nos bairros da Ponta Verde, Pajuçara e Farol. No entanto, também tem despertado o interesse de empresas, hotéis, clínicas, instituições de ensino e órgãos públicos.

Com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância da coleta seletiva e a valorização do trabalho dos catadores(as), integrantes da diretoria e equipe técnica são constantemente convidados para ministrar palestras, além de realizar visitas técnicas, panfletagem porta a porta, ações educativas com moradores e funcionários, e ainda, a apresentação do espetáculo teatral Histórias Recicladas.

Em setembro, o projeto «Coopvila - Reciclar e Educar» patrocinado pela Petrobras completou um ano de implantação, transformações no cotidiano da cooperativa e melhorias no Programa de Coleta Seletiva Solidária. O crescimento administrativo tem contribuído para um impacto positivo na renda e uma maior produtividade na quantidade de materiais recicláveis recolhidos.

Outros pontos que merecem destaques são: a ampliação e reforma do espaço físico; manutenção dos maquinários; ampliação da frota de veículos; e melhorias na rede elétrica. A máquina fragmentadora de papel que estava guardada há vários anos foi finalmente instalada, e tem sido utilizada para triturar documentos que tenham dados pessoais ou informações sigilosas.

Para aprofundar os conhecimentos dos(as) cooperados(as), foram realizadas visitas de intercâmbio com catadores de outras cooperativas, treinamentos e a formação sobre diversos temas: saúde e segurança do trabalho; tipos de equipamentos de proteção individual (EPIs); cooperativismo; e comercialização em rede.

Apesar dos avanços expressivos, a Coopvila continua lutando pelo fortalecimento de todas as cooperativas e a implementação do Plano Municipal de Coleta Seletiva, que representa uma política pública eficaz para a inclusão social dos catadores e catadoras.


Fonte: www.coopvila.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário