por Assessoria
(18/10/2010 16:37)
Centenas de livros e computadores vão fazer parte de dos projetos sociais de desenvolvimento da criança e adolescente trabalhados pela Cooperativa de Catadores da Vila Emater (Coopvila), localizada na Vila Emater, antigo lixão de Maceió, e Cooperativa de Recicladores de Maceió (Cooprel), instalada na Avenida Menino Marcelo, Serraria, também na capital alagoana.
Na última sexta-feira a Organização e Sindicato das Cooperativas do Estado de Alagoas (OCB/AL) junto a Cooperativa de Trabalho em Psicologia (Unipsico) e a Cooperativa dos Profissionais em Informática e Telecomunicações (Macrocoop) entregou além de livros, milhares de garrafas pets, que ajudarão as unidades no desenvolvimento de suas atividades.
Para Maria José dos Santos, presidente da Cooprel, os materiais recicláveis vão ajudar muito na produção da unidade. “Ficamos muito felizes com essa iniciativa. Todo o material vai contribuir para o desenvolvimento da nossa unidade. Aqui o cooperado contribui com o que pode e todos recebem a mesma quantia por mês, trabalhando juntos recolhemos cerca de 10 toneladas de material por mês”, revelou.
A Cooprel, que existe há quase sete anos, possui vinte cooperados que trabalham recolhendo materiais do bairro do Ouro Preto até o Vilage Campestre. Na unidade, familiares dos cooperados auxiliam no trabalho recolhendo e separando também materiais aproveitáveis.
Os 69 cooperados da Coopvila também receberam materiais recicláveis, livros didáticos e computadores destinados a biblioteca infantil da unidade. Segundo a presidente da Coopvila, Eliane da Silva, os computadores vão ser utilizados em aulas para crianças da ONG Guerreiros da Vila, bem como para pessoas que nunca tiveram contato com a tecnologia. “Com certeza essa ação vai fazer a diferença na vida das nossas crianças. Estamos muito felizes”, ressaltou.
O Mobilizador Social de Arte e Educação da cooperativa, Helcias Pereira, revelou que a unidade já possui alguns livros infantis, mas o número ainda é pequeno. “Estamos estruturando nossa biblioteca e a nova sede do projeto com ajuda do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep). Isso não impede que as pessoas continuem nos ajudando. Quem quiser fazer alguma doação o telefone pra contato é: 3355-5196”, informou.
A iniciativa da Unipsico vai além da ajuda material. Representando os 26 psicólogos associados à unidade, a presidente Izaura Maria Wanderley, revelou que o objetivo é promover a intercooperação entre as unidades e prestar auxilio psicológico aos cooperados. “Vimos às dificuldades enfrentadas pelas duas cooperativas e além das doações que fizemos, vamos marcar um trabalho psicológico com os funcionários para saber mais sobre o dia-dia e orientá-los”, afirmou.
A ação contou ainda com o apoio da Macrocoop, que se comprometeu em disponibilizar um técnico para avaliar as máquinas doadas e botá-las em funcionamento. “Esperamos que os computadores, livros e garrafas doados sejam aproveitados e que gerem aprendizado e renda para os cooperados”, opinou André Marinho, representante da Macrocoop.