segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Coopvila recebe materiais apreendidos pelo Inmeq

A Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila) recebeu na manhã dessa segunda-feira (31.08), funcionários do Instituto de Metrologia e Qualidade de Alagoas (INMEQ/AL).

Na ocasião, foram descartados e destruídos mais de 2.800 produtos apreendidos após fiscalizações em lojas e fábricas, com as várias irregularidades: apresentam material ferroso; não possui o selo de conformidade e teste de qualidade do Inmetro; sem nota fiscal; e impróprios para o consumo.

As cooperadas e cooperados fazem a triagem dos materiais inutilizados, para retirar o metal, cobre, plástico e papel que serão destinados à reciclagem e geração de renda do catadores de materiais recicláveis. E os outros itens que não podem ser aproveitados, são prensados e destinados ao aterro sanitário de Maceió.

A parceria entre o Inmeq e a Coopvila existe desde 2009.











terça-feira, 25 de agosto de 2015

Registro fotográfico: Audiência no MPT

Na manhã dessa terça-feira (25.08), a Procuradora Chefe Adir de Abreu do Ministério Público do Trabalho (MPT-AL) se reuniu com as lideranças da Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (COOPVILA), Cooperativa de Recicladores de Lixo Urbano de Maceió (COOPLUM) e Cooperativa dos Recicladores de Alagoas (COOPREL). Na audiência pública foi discutida a importância da contratação das cooperativas pelo serviço de coleta seletiva na capital alagoana, e a reivindicação da responsabilidade da Prefeitura de Maceió. 


















Audiência no MPT-AL


sábado, 22 de agosto de 2015

Coopvila é parceira do evento Challenge Maceió




A Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila) foi convidada para ser uma das parceiras no evento Challenge Maceió, diante da preocupação com o meio ambiente e a inclusão social dos(as) catadores(as).

Pela primeira vez o Challenge é realizado no Nordeste, que é um dos maiores circuitos de triathlon (corrida, natação e ciclismo) do mundo. Nessa edição, possui mais de 1000 competidores e competidoras inscritos(as) representando o Brasil e outros países.

Durante todo esse fim de semana (22 e 23.08), uma equipe de cooperados e cooperadas estarão nos pontos de coleta estratégicos e na Praça Multieventos (local de concentração) na Praia da Pajuçara, para recolher os materiais recicláveis gerados no evento esportivo.

A programação completa pode ser conferida no site www.challenge-maceio.com.br.

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Ação educativa no Edifício Portal do Farol

Na tarde dessa terça-feira(04.08) a Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila) promoveu uma importante atividade de mobilização e conscientização socioambiental com moradores e empregadas domésticas.

Estiveram presentes: a diretora Maria José da Conceição; o educador social Helcias Pereira; e as jovens mobilizadoras Daiana Souza e Mayra Silva. Eles visitaram os 36 apartamentos do Edifício Portal do Farol, localizado no bairro do Farol, e distribuíram o material informativo do projeto "Coopvila - Reciclar e Educar" patrocinado pela Petrobras.

A cooperada Maria José da Conceição conhecida por Andreia, declarou que foi a primeira vez que participou de uma panfletagem da cooperativa e ficou muito feliz com a oportunidade. "Eu fiquei um pouquinho nervosa, mas foi muito legal e quero ir outras vezes. É muito importante porque tem muitas pessoas que não conhecem a coleta seletiva. E eu gosto muito de participar das atividades, para aprender mais", exaltou.

Também foi realizada uma reunião com a síndica Thaysa Brandão e a avaliação técnica sobre o espaço destinado ao armazenamento dos materiais recicláveis. A coleta seletiva será oficialmente implantada nesse mês de agosto e acontecerá todas as quartas-feiras.








segunda-feira, 3 de agosto de 2015

UNIT terá programação especial sobre a Coopvila



O educador social Helcias Pereira - integrante da equipe técnica do projeto "Coopvila - Reciclar e Educar" patrocinado pela Petrobras - esteve hoje (03.08) no Centro Universitário Tiradentes (UNIT) no bairro de Cruz das Almas em Maceió, com o objetivo de avaliar as condições necessárias para a apresentação especial da peça teatral Histórias Recicladas para acadêmicos(as), funcionários(as) e docentes.

O convite partiu dos alunos e alunas do curso de MBA Executivo em Liderança e Consultoria Organizacional da Unit escolheram a Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila) para desenvolver a consultoria organizacional Evoluir, e no próximo dia 14 de agosto será realizado o seminário com o tema "Uma história de sustentabilidade".

Na programação especial também terá palestra sobre o trabalho desenvolvido pelos acadêmicos(as) na Coopvila, a entrega do selo de sustentabilidade para a Unit, discussão sobre a importância do projeto Conduta Consciente da instituição de ensino, e ainda, orientações sobre a ampliação da coleta seletiva.

Saiba mais: http://evoluirconsultoriaorg.blogspot.com.br/

domingo, 2 de agosto de 2015

Participe do abaixo-assinado contra a incineração de lixo no Brasil



O Brasil corre o risco de ver a incineração de lixo se desenvolver no Brasil como alternativa a um tratamento adequado, apesar de onerosa e insustentável, difícil de ser justificada como tratamento ambientalmente adequado, além de impopular em todo o mundo.

O lobby de empresas multinacionais de equipamentos de incineração junto às Prefeituras por todo o Brasil tem causado estranhamento a sociedade civil organizada, que não vê chegar investimentos para os programas de coleta seletiva, mas assiste a cenas de demonstração do interesse dos administradores públicos em investir quantias milionárias em uma tecnologia atrasada, recheada de incertezas quanto a seus efeitos e benefícios econômicos.

- A incineração gera cinzas tóxicas e emissões tóxicas (dioxinas e furanos) monitoradas precariamente que apresentam riscos à saúde pública e ao meio ambiente;
- Provoca dívidas públicas gigantescas comprometidas por períodos de até quarenta anos junto as empresas incineradoras;
- É das alternativas de gestão de resíduos que mais gera gases de efeito estufa e a que mais desperdiça energia;
- É das alternativas de gestão que menos gera postos de trabalho e que compete com os catadores de materiais recicláveis pelos materiais recicláveis “secos”.

O não reaproveitamento dos resíduos sólidos significa inviabilizar toda uma cadeia produtiva que emprega milhares de pessoas e que ainda tem um grande potencial de crescimento. A exemplo da experiência nos EUA, enquanto um incinerador emprega um posto de trabalho, a mesma quantidade de dinheiro investida na reciclagem emprega 646 trabalhadores. A queima de resíduos significa, portanto, dar as costas a quem precisa de trabalho.

Além disso, a incineração de resíduos é apontada pela ONU como uma das principais fontes geradoras de Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs), que são danosos à saúde e ao meio ambiente. Não investir com toda a prioridade no reaproveitamento e na reciclagem e permitir a implantação de incineradores também significa deixar de lado um compromisso assumido pelo Brasil em 2001, quando assinou a Convenção de Estocolmo, tratado da Organização das Nações Unidas (ONU), que recomenda que o seu uso seja eliminado progressivamente.

Por essas e outras solicitamos que o PL 639/2015 seja retirado de tramitação imediatamente. O projeto esta apensado no PL 1739/2007, de autoria de Paulo Teixeira - PT/SP, Zezéu Ribeiro - PT/BA, Nilson Pinto - PSDB/PA, Pedro Wilson - PT/GO, Luis Carlos Heinze - PP/RS, Ricardo Izar - PTB/SP.


Mais informações:
Coalizão Nacional contra a Incineração de Lixo
Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis - MNCR





Fonte: MNCR