quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Rosiete Santos (Nena) - Melhor Cooperada 2014



Nessa terça-feira(30.12), durante a confraternização de fim de ano da Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila) foi realizada a homenagem para a cooperada Rosiete Miguel dos Santos.

A catadora foi eleita pelos próprios colegas como a MELHOR COOPERADA 2014. E como forma de incentivo e reconhecimento, a Diretoria da cooperativa entregou uma cesta natalina e uma bonificação em dinheiro.

Carinhosamente conhecida por Nena, é uma mulher simples e de sorriso frouxo, que nasceu no município de União dos Palmares (AL). Tem 38 anos, é catadora há 20 anos, trabalhou no antigo lixão de Maceió e é membro-fundadora da Coopvila.

Ela é um exemplo de dedicação e responsabilidade; e se destaca por trabalhar com compromisso em vários setores: coleta, triagem de materiais recicláveis e na prensa. É motivo de muito orgulho para todos que fazem a Coopvila!





terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Coopvila realiza sua confraternização de fim de ano






A Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila) comemorou em grande estilo, os seis anos de atuação em Maceió! 

Aconteceu hoje(30.12), no auditório da cooperativa, a confraternização de fim de ano entre cooperados e cooperadas, motoristas e integrantes da equipe técnica do projeto Reciclar e Educar (patrocinado pela Petrobras).

Na ocasião, ocorreu o sorteio de brindes e a homenagem para a catadora Rosiete Santos (Nena), que foi a cooperada que mais se destacou ao longo de 2014.

Para a realização da atividade, contamos com o apoio de Alberto Pimentel (Contador), Brazlink Soluções, Clínica de Pediatria 24h, Distribuidora Alagoana de Produtos Alimentícios (Dapal), Edifício Canoa, Edifício Houston, Edifício Jatiúca II, Edifício Palazzio de Roma, Edifício Rosa Marina, Edifício Viilage Pajuçara, Hotel Holiday Inn, Hotel Radisson, Instituto da Visão, Macarrão Pajuçara, Tribunal Regional do Trabalho (TRT/AL) e a Vereadora Tereza Nelma.

Agradecemos a todos os parceiros pelo carinho e respeito ao nosso trabalho! Feliz 2015, que o ano seja de paz e mais realizações!


Confira algumas imagens:



  





















segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Mística natalina - catadores e população em situação de rua

O grupo teatral Guerreiras da Esperança da Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila) foi convidado para integrar a mística na 5ª Expocatadores em São Paulo, para celebrar o natal dos catadores/catadoras e da população em situação de rua. 

A atividade sociocultural promovida pelo Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) ocorreu no dia 03 de dezembro, proporcionou a reflexão sobre a realidade dos catadores em todo o Brasil, e foi prestigiada pela presidenta Dilma Rousseff, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, ministros e gestores públicos. 

Assista ao vídeo:


 

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Coopvila completa seis anos de lutas e conquistas



Por: Ascom - Coopvila

A Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila) completou nessa segunda-feira(08.12) seis anos de atuação em Maceió. O empreendimento de economia solidária é composto por 36 cooperados e cooperadas, na sua maioria mulheres, que antes trabalhavam nas ruas ou no antigo lixão da capital alagoana.

Com aproximadamente 200 parceiros, atua prioritariamente em prédios residenciais localizados nos bairros da Ponta Verde, Pajuçara e Farol. No entanto, também tem despertado o interesse de empresas, hotéis, clínicas, instituições de ensino e órgãos públicos.

Com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância da coleta seletiva e a valorização do trabalho dos catadores(as), integrantes da diretoria e equipe técnica são constantemente convidados para ministrar palestras, além de realizar visitas técnicas, panfletagem porta a porta, ações educativas com moradores e funcionários, e ainda, a apresentação do espetáculo teatral Histórias Recicladas.

Em setembro, o projeto «Coopvila - Reciclar e Educar» patrocinado pela Petrobras completou um ano de implantação, transformações no cotidiano da cooperativa e melhorias no Programa de Coleta Seletiva Solidária. O crescimento administrativo tem contribuído para um impacto positivo na renda e uma maior produtividade na quantidade de materiais recicláveis recolhidos.

Outros pontos que merecem destaques são: a ampliação e reforma do espaço físico; manutenção dos maquinários; ampliação da frota de veículos; e melhorias na rede elétrica. A máquina fragmentadora de papel que estava guardada há vários anos foi finalmente instalada, e tem sido utilizada para triturar documentos que tenham dados pessoais ou informações sigilosas.

Para aprofundar os conhecimentos dos(as) cooperados(as), foram realizadas visitas de intercâmbio com catadores de outras cooperativas, treinamentos e a formação sobre diversos temas: saúde e segurança do trabalho; tipos de equipamentos de proteção individual (EPIs); cooperativismo; e comercialização em rede.

Apesar dos avanços expressivos, a Coopvila continua lutando pelo fortalecimento de todas as cooperativas e a implementação do Plano Municipal de Coleta Seletiva, que representa uma política pública eficaz para a inclusão social dos catadores e catadoras.


Fonte: www.coopvila.com

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Reportagem - Espetáculo Histórias Recicladas

Assista a reportagem da Tv Educativa - emissora do Sistema de Comunicação Pública / Instituto Zumbi dos Palmares - sobre o espetáculo teatral Histórias Recicladas do grupo Guerreiras da Esperança, formado por cooperadas da Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila) e jovens da Vila Emater II.